A EQUIPE GESTORA COMO POTENCIALIZADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Aline Aparecida da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Heloisa Toshie Irie Saito Universidade de São Paulo (USP)

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da equipe gestora escolar enquanto potencializadora de práticas pedagógicas significativas na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que a gestão escolar não se limita à dimensão administrativa, mas exerce influência direta sobre os processos de ensino e aprendizagem, discute-se a importância de uma atuação gestora comprometida com a formação contínua, colaborativa e in loco dos professores. A investigação fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e utiliza uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica. Justifica-se pela necessidade urgente de repensar o papel da equipe gestora no contexto da Educação Infantil, reconhecendo-a como a força motriz na mediação de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados evidenciam que a atuação dialógica e formativa da equipe gestora contribui significativamente para a qualificação das práticas pedagógicas, promovendo ambientes educativos mais intencionais, reflexivos e centrados nas necessidades das crianças. Portanto, conclui-se que o fortalecimento do papel da gestão pedagógica é essencial para a efetivação de uma Educação Infantil de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral e a aprendizagem significativa.

Références

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9.394. 20 de dez. de 1996. Brasília, DF: Diário Oficial da União; MEC, 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federal do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Imprensa Oficial. Brasília, DF, 1988.

BRECHET, Bertold. Nada é impossível de mudar. In: ____ (coletânea). Antologia poética. Rio de Janeiro: ELO Editora, 1982, p. 18.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GOMES, Adriano Sabino. As dimensões da gestão no processo de organização escolar: significados para a equipe gestora. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática - 6. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Heccus Editora.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 11. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Série Cadernos de Gestão. 4ª reimpressão, 2020.

MARTINS, Angela Maria; BATISTA, Dulcilene Aparecida. Gestão de creches: (re)leituras de um processo de formação continuada. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP, v. 29, n. 60, p. 162-179. Jan./abr. 2019.

OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900 jul./set. 2018. Disponível em: Acessado em: 15 mar. 2022.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da educação pública. 4 ed. - São Paulo: Cortez, 2016.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D.Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, p. 19-30 (Coleção polêmica do nosso tempo; v. 40).

SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Gestão escolar trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 449-473, maio/ago. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5403 Acessado em: 08 Ago. 2025.

VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. - 16. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Cortez, 2019.

VIGOTSKI, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In.: VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Publiée
2025-11-28