A EQUIPE GESTORA COMO POTENCIALIZADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federal do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Imprensa Oficial. Brasília, DF, 1988.
BRECHET, Bertold. Nada é impossível de mudar. In: ____ (coletânea). Antologia poética. Rio de Janeiro: ELO Editora, 1982, p. 18.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GOMES, Adriano Sabino. As dimensões da gestão no processo de organização escolar: significados para a equipe gestora. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática - 6. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Heccus Editora.
LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 11. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Série Cadernos de Gestão. 4ª reimpressão, 2020.
MARTINS, Angela Maria; BATISTA, Dulcilene Aparecida. Gestão de creches: (re)leituras de um processo de formação continuada. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP, v. 29, n. 60, p. 162-179. Jan./abr. 2019.
OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900 jul./set. 2018. Disponível em:
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da educação pública. 4 ed. - São Paulo: Cortez, 2016.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D.Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, p. 19-30 (Coleção polêmica do nosso tempo; v. 40).
SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Gestão escolar trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 449-473, maio/ago. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5403 Acessado em: 08 Ago. 2025.
VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. - 16. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Cortez, 2019.
VIGOTSKI, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In.: VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








