DE PROFESSOR PARA PROFESSOR, O JEITO UNIBALSAS DE ENSINAR E APRENDER
Resumen
O objetivo deste relato de experiência é analisar a vivência realizada durante o planejamento pedagógico de uma instituição de educação superior localizada no sul do Maranhão, o Centro Universitário de Balsas – Unibalsas. Possui abordagem qualitativa e constituiu-se como um processo descritivo e analítico. Seguindo a Análise de Conteúdo de documentos, utilizou-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e experiências dos professores da Unibalsas. Os resultados apontam a concretização de um planejamento baseado em princípios políticos, éticos, filosóficos e pedagógicos, que condizem com uma perspectiva didática de qualificação da atuação colaborativa de docentes. Constatamos que a socialização das experiências pedagógicas contribui para a formação e a compreensão de novos encaminhamentos que, na atuação coletiva e colaborativa, favorecem a construção de princípios e o cultivo de valores que desencadeiam movimentos de superação de modelos individualistas e práticas de abordagens fragmentadas.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEZERRA, Ciro; SILVA, Sandra Regina Paz da. Mercadorização e precarização do trabalho docente: contradições entre prática pedagógica e trabalho pedagógico. 2006. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cd_viseminario/trabalhos/eixo_tematico_1/mercadorizacao_precarizacao.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.
BRANDÃO, Carlos R. Ousar utopias: da educação cidadã à educação que a pessoa cidadã cria. In: AZEVEDO, José Clóvis; GENTIL, Pablo; KRUG, Andréa et al. (org.). Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: UFRGS: SME, 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. Cortez: São Paulo, 2011.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Planejamento educacional: uma abordagem político-pedagógica em tempos de incertezas. Curitiba: CRV, 2019.
UNIBALSAS. Concepções institucionais sobre o trabalho efetivo discente. Balsas, MA, 2020a.
UNIBALSAS. Diretrizes institucionais do projeto integrador. Balsas, MA, 2020b.
UNIBALSAS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Balsas, MA, 2020c.
UNIBALSAS. Projeto Seminário Pedagógico 2024.1. Balsas, MA, 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








