DE PROFESSOR PARA PROFESSOR, O JEITO UNIBALSAS DE ENSINAR E APRENDER
Abstract
O objetivo deste relato de experiência é analisar a vivência realizada durante o planejamento pedagógico de uma instituição de educação superior localizada no sul do Maranhão, o Centro Universitário de Balsas – Unibalsas. Possui abordagem qualitativa e constituiu-se como um processo descritivo e analítico. Seguindo a Análise de Conteúdo de documentos, utilizou-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e experiências dos professores da Unibalsas. Os resultados apontam a concretização de um planejamento baseado em princípios políticos, éticos, filosóficos e pedagógicos, que condizem com uma perspectiva didática de qualificação da atuação colaborativa de docentes. Constatamos que a socialização das experiências pedagógicas contribui para a formação e a compreensão de novos encaminhamentos que, na atuação coletiva e colaborativa, favorecem a construção de princípios e o cultivo de valores que desencadeiam movimentos de superação de modelos individualistas e práticas de abordagens fragmentadas.
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