DA LITERATURA ÀS ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Andrialex William Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marianna Carla Costa Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Résumé

O objetivo desse trabalho é apresentar reflexões sobre a utilização da arte visual e da literatura na prática em sala de aula, apontando como ela contribui para a formação docente, assim como no desenvolvimento integral do alunado na primeira etapa da escolarização. As reflexões aqui apresentadas partem de uma experiência de estágio supervisionado desenvolvidas em um centro de educação infantil da cidade de Natal – RN. As aulas desenvolvidas no estágio tinham como base a metodologia de Andaimagem, e buscavam o diálogo entre literatura e artes visuais dentro da temática “diversidade”.  O trabalho traz ponderações sobre como as artes, visuais e literatura, contribuem para a formação do alunado, e como a experiência de estágio com essas manifestações artísticas proporcionam momentos ricos de aprendizagem para o professor em formação.

Bibliographies de l'auteur

Andrialex William Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente metrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN na linha de pesquisa: Educação e Inclusão em Contextos Escolares.

Marianna Carla Costa Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN na linha de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de. (org.) Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? literatura infantil e prática pedagógica. Vozes, 2012.

________. Alice que não foi ao país das Maravilhas: educar para ler ficção na escola. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

________. A importância do Ato de Ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREITAS, Alessandra Cardozo de. LOPES, Maria do Carmo Fernandes. Você concorda com o personagem? Vamos discutir? Relações interativas em discussão de histórias mediadas pelo professor. In: AMARILHA, Marly. Educação e leitura: novas linguagens, novos leitores. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal/RN: UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

ECO, Umberto. Bosques possíveis. In: ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção/ tradução Hildegard Feist. – São Paulo: Companhia das letras, 1994.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume 1: Introdução. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

________. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume 2: Formação pessoal e social. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

________. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume 3: Conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998c.

COSTA, Marta Maris da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.

FETZNER, Andrea Rosana. Perspectivas de avaliação. In: ESTEBAN, Maria Tereza. Avaliação: um tema polêmico. Salto para o Futuro: Ano XX Boletim 18 - Novembro 2010. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/125675111/Avaliacao-Um-Tema-Polemico> Acesso em: 31 de dezembro de 2018.

GRAVES, M. F.; GRAVES, B.B. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. In: Reading. April, 1995. (Tradução de Marly Amarilha, para estudo exclusivo do grupo de pesquisa Ensino e Linguagem/ Programa de Pós-graduação em Educação - UFRN). Revisado em 08/03/2012.

MATTA, Rebeca. Porque temer o imprevisto, se o acaso com a vida desde sempre formam par? In: SAMPAIO, Marisa Narcizo. Caminhos que se fazem ao caminhar: diálogos entre teoria e prática em registro de professoras. Campinas, SP: Mercados das Letras. Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppeli. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. In: Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.

OLIVEIRA, Manoilly D; SILVA, Andrialex W. A relação texto e imagem em carvoeirinhos: análise de uma sessão de leitura de literatura infantil. In: Anais do VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE), 2018.

Publiée
2019-08-08