ANÁLISE COMPARATIVA PARA A CRIAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS MULTIFORMATO
Resumen
A literatura exerce papel fundamental na formação de leitores, no estímulo à imaginação e no desenvolvimento cognitivo e emocional. Contudo, existem diversas barreiras no acesso à leitura por pessoas com deficiência ou necessidades complexas de comunicação. Este trabalho investiga livros multiformato por meio da análise de plataformas digitais voltadas à criação e à disponibilização de obras em diferentes formatos, com recursos de acessibilidade. A pesquisa, de caráter bibliográfico, aborda conceitos de livros multiformato, ferramentas acessíveis e o perfil de leitores com deficiência. Foram analisadas quatro plataformas online que permitem criar e/ou adaptar livros digitais com elementos acessíveis, favorecendo a leitura inclusiva por múltiplos modos de comunicação. A partir da análise de similares, identificaram-se as possibilidades oferecidas por essas plataformas e propusera-se parâmetros que orientassem a produção de livros digitais acessíveis. O estudo visou a contribuir para o desenvolvimento de soluções editoriais inclusivas, capazes de atender à diversidade de leitores no ambiente digital.
Citas
ARASAAC. Comunicação Aumentativa e Alternativa. Disponível em: https://arasaac.org/aac/pt. Acesso em: 19 maio 2025.
ASSISTIVA. Comunicação Alternativa. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/ca.html#bm. Acesso em: 19 maio 2025.
BIBLION. Disponível em: https://www.biblion.com. Acesso em: 07 jun. 2025.
BOOK CREATOR. Book Creator: a digital book-making tool. Disponível em: https://bookcreator.com/. Acesso em: 19 maio 2025.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024?]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 maio 2025.
BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10, 21 dez. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Cultura; Ministério da Educação. Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL: texto base. Brasília, DF: MinC; MEC, 2006. Disponível em: http://pnll.gov.br/documentos/texto-base-do-pnll. Acesso em: 11 jul. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem – deficiência múltipla. 4. ed. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2006. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12654-deficiencia-multipla&category_slug=agosto-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 jul. 2025..
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015.
CANVA. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 19 maio 2025.
CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. Wakefield, MA: CAST, 2018. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org. Acesso em: 19 maio 2025.
CASTELINI, Alessandra. A literatura em multiformatos com princípios do desenho universal para aprendizagem: caminhos para inclusão e diversidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2021.
CASTELINI, Alessandra Lopes de Oliveira; SOUSA, Célia Maria de Almeida Oliveira de Andrade; QUARESMA DA SILVA, Danielle Rodrigues. Gênero e inclusão na leitura para todos e todas: histórias da/para comunidade com abordagens da tecnologia e do desenho universal para aprendizagem. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 13, n. 42, p. 220–242, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11469. Acesso em: 1 jul. 2025.
CASTELINI, Alessandra Lopes de Oliveira; SOUSA, Célia Maria de Almeida Oliveira de Andrade; QUARESMA DA SILVA, Danielle Rodrigues. Práticas de leitura mais
acessíveis e suas implicações para a inclusão e diversidade: Estabelecendo diálogos.
Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (diciembre 2019).
COLOR ADD. Sobre nós. Disponível em: https://www.coloradd.net/pt/sobre-nos/. Acesso em: 07 jun. 2025.
CYBIS, Walter.; BETIOL, Adriana. H.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CARDOSO, Eduardo; WERNER, Sheyla. Livros Infantis em Multiformato: articulações entre educação e design. Congresso / Evento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Anais [14º P&D Design], São Paulo, 2023.
IDA - INTERNATIONAL DYSLEXIA ASSOCIATION. Definition of dyslexia. Baltimore: IDA; 2012. Disponível em: https://dyslexiaida.org/definition-of-dyslexia/. Acesso em: 07 jun. 2025.
IOS - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241-112: Ergonomia da interação humano-sistema – Parte 112: Princípios de acessibilidade. Genebra: ISO, 2023.
MIRENDA, Pat. Values, practice, science, and AAC. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, [s,l.], v. 42, n. 1, p. 33-41, 2017.
NEITZ, Jay.; NEITZ, Maureen. Color vision defects. eLS, 27 jan. 2006. DOI:10.1038/npg.els.0006000.
OMS- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-11: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – 11ª revisão. Genebra: OMS, 2018. Disponível em: https://icd.who.int/. Acesso em: 16 maio 2025.
PEROCCO, Luiza. Tecnologia assistiva: Ferramentas para inclusão de PCD's. ICOM, 04 out. 2021. Disponível em: https://www.icom.app/2021/10/04/tecnologia-assistiva/. Acesso em: 16 maio 2025.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SOUZA, Aparecida Carina Alves de; PEREIRA, Mônica Alves de Matos (orgs.). Caminhos possíveis para incluir: educação, cultura, esporte e lazer [recurso eletrônico]. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2021.
SOUSA, C. M. E se entrasse numa livraria e pedisse um livro multiformato? ENCONTRO SOBRE INCLUSÃO EM CONTEXTO ESCOLAR, 3., 2018, Leiria. Anais [...]. Leiria: IPL, 2018. Tema: Rumo a uma escola inclusiva de 2ª Geração.
STORYJUMPER. Disponível em: https://www.storyjumper.com. Acesso em: 07 jun. 2025.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ. Recursos de acessibilidade. Disponível em: https://www.tre-ce.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/servicos-de-interprete-de-linguagem-brasileira-de-sinais-audio-dos-textos-e-comunicacao-em-linguagem-acessivel Acesso em: 16 maio 2025.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WANG, Lucy Lu; CACHOLA, Isabel; BRAGG, Jonathan; CHENG, Evie Yu-Yen; HAUPT, Chelsea; LATZKE, Matt; KUEHL, Bailey; VAN ZUYLEN, Madeleine; WAGNER, Linda; WELD, Daniel S. Improving the accessibility of scientific documents: current state, user needs, and a system solution to enhance scientific PDF accessibility for blind and low vision users. arXiv, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2105.00076. Acesso em: 11 jul. 2025..
WING, Lorna. The Autistic Spectrum: a guide for parents and professionals. London: Constable, 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








