REFLETINDO SOBRE UM CAMINHO DESCOLONIZADOR PARA O CORPO HUMANO
Résumé
Este artigo busca mostrar a questão da colonização de nosso corpo pelo capitalismo e discutir possíveis possibilidades de descolonização. Esse artigo tem um caráter exploratório-reflexivo e baseia-se em uma pesquisa bibliográfica para dar conta do que se propõe a analisar. Acreditamos que o homem deve compreender-se enquanto ser da natureza para poder caminhar pelas estradas das sensibilidades, da criatividade e da subjetividade dialógica com o mundo que o cerca. As reflexões neste artigo nos fazem pensar sobre um inevitável retorno a uma lógica “tribal”, “aborígene”, anciã, ancestral, como forma de uma nova compreensão de nossos corpos dominados no mundo atual.
Références
BRANDÃO, J. de S. Mitologia grega. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, volume I, 2007.
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. IN: Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador-BA, ISSN 0104-7043 – UNEB – pág. 9-32, Jan/Jun 1997.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2011.
MARÍN, J. Globalización, educación y diversidad cultural. IN: Revista Perspectiva. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, ISSN 0102-5473, v.20, n.02, p.377-403, jul./dez. 2002.
NIEMEYER, F.; KRUSE, M. H. L. Constituindo sujeitos anoréxicos: discursos da revista Capricho. IN: Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 457-65, jul-set. 2008.
PHILBRICK, H. The nude in our time: a brief rumination on the nude in contemporary art. IN: The nude in contemporary art. Catálogo de exposição. The Aldrich Museum of Contemporary Art. Ridgefield (Connecticut), pág. 9-29, 6 de junho a 12 de setembro de 1999.
PORTO-GONÇALVES, C. W. O espírito de Cochabamba: a reapropriação social da natureza. IN: Comunicação & Política. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), V.29, nº2, p.104-123, 2011.
RIBEIRO, B. G. Arte Indígena, Linguagem Visual. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
RODRIGUES, W. Lados opostos da mesma moeda: a obra de Clarice Lispector e Andy Warhol em 1977. IN: Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. ISSN 1981-9943. Blumenau, v. 7, n. 2, mai./ago. 2013, pág. 133 a 146.
TRICHES, I. J.; REZENDE, C. J.; SILVA, L. D. da; TRICHES, N.; MACHADO, W. Tópicos da filosofia da educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).