REFLETINDO SOBRE UM CAMINHO DESCOLONIZADOR PARA O CORPO HUMANO
Abstract
Este artigo busca mostrar a questão da colonização de nosso corpo pelo capitalismo e discutir possíveis possibilidades de descolonização. Esse artigo tem um caráter exploratório-reflexivo e baseia-se em uma pesquisa bibliográfica para dar conta do que se propõe a analisar. Acreditamos que o homem deve compreender-se enquanto ser da natureza para poder caminhar pelas estradas das sensibilidades, da criatividade e da subjetividade dialógica com o mundo que o cerca. As reflexões neste artigo nos fazem pensar sobre um inevitável retorno a uma lógica “tribal”, “aborígene”, anciã, ancestral, como forma de uma nova compreensão de nossos corpos dominados no mundo atual.
References
BRANDÃO, J. de S. Mitologia grega. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, volume I, 2007.
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. IN: Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador-BA, ISSN 0104-7043 – UNEB – pág. 9-32, Jan/Jun 1997.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2011.
MARÍN, J. Globalización, educación y diversidad cultural. IN: Revista Perspectiva. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, ISSN 0102-5473, v.20, n.02, p.377-403, jul./dez. 2002.
NIEMEYER, F.; KRUSE, M. H. L. Constituindo sujeitos anoréxicos: discursos da revista Capricho. IN: Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 457-65, jul-set. 2008.
PHILBRICK, H. The nude in our time: a brief rumination on the nude in contemporary art. IN: The nude in contemporary art. Catálogo de exposição. The Aldrich Museum of Contemporary Art. Ridgefield (Connecticut), pág. 9-29, 6 de junho a 12 de setembro de 1999.
PORTO-GONÇALVES, C. W. O espírito de Cochabamba: a reapropriação social da natureza. IN: Comunicação & Política. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), V.29, nº2, p.104-123, 2011.
RIBEIRO, B. G. Arte Indígena, Linguagem Visual. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
RODRIGUES, W. Lados opostos da mesma moeda: a obra de Clarice Lispector e Andy Warhol em 1977. IN: Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. ISSN 1981-9943. Blumenau, v. 7, n. 2, mai./ago. 2013, pág. 133 a 146.
TRICHES, I. J.; REZENDE, C. J.; SILVA, L. D. da; TRICHES, N.; MACHADO, W. Tópicos da filosofia da educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).