REFLETINDO SOBRE UM CAMINHO DESCOLONIZADOR PARA O CORPO HUMANO

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Este artigo busca mostrar a questão da colonização de nosso corpo pelo capitalismo e discutir possíveis possibilidades de descolonização. Esse artigo tem um caráter exploratório-reflexivo e baseia-se em uma pesquisa bibliográfica para dar conta do que se propõe a analisar. Acreditamos que o homem deve compreender-se enquanto ser da natureza para poder caminhar pelas estradas das sensibilidades, da criatividade e da subjetividade dialógica com o mundo que o cerca. As reflexões neste artigo nos fazem pensar sobre um inevitável retorno a uma lógica “tribal”, “aborígene”, anciã, ancestral, como forma de uma nova compreensão de nossos corpos dominados no mundo atual.

Author Biography

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

References

BRANDÃO, J. de S. Mitologia grega. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, volume I, 2007.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. IN: Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador-BA, ISSN 0104-7043 – UNEB – pág. 9-32, Jan/Jun 1997.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2011.

MARÍN, J. Globalización, educación y diversidad cultural. IN: Revista Perspectiva. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, ISSN 0102-5473, v.20, n.02, p.377-403, jul./dez. 2002.

NIEMEYER, F.; KRUSE, M. H. L. Constituindo sujeitos anoréxicos: discursos da revista Capricho. IN: Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 457-65, jul-set. 2008.

PHILBRICK, H. The nude in our time: a brief rumination on the nude in contemporary art. IN: The nude in contemporary art. Catálogo de exposição. The Aldrich Museum of Contemporary Art. Ridgefield (Connecticut), pág. 9-29, 6 de junho a 12 de setembro de 1999.

PORTO-GONÇALVES, C. W. O espírito de Cochabamba: a reapropriação social da natureza. IN: Comunicação & Política. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), V.29, nº2, p.104-123, 2011.

RIBEIRO, B. G. Arte Indígena, Linguagem Visual. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

RODRIGUES, W. Lados opostos da mesma moeda: a obra de Clarice Lispector e Andy Warhol em 1977. IN: Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. ISSN 1981-9943. Blumenau, v. 7, n. 2, mai./ago. 2013, pág. 133 a 146.

TRICHES, I. J.; REZENDE, C. J.; SILVA, L. D. da; TRICHES, N.; MACHADO, W. Tópicos da filosofia da educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.

Published
2019-09-09
Section
Artigos