DESIGN THINKING: UMA ANÁLISE DESTA FERRAMENTA DE GESTÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM IMPERATRIZ

  • Laryssa de Sousa Camelo Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Thiago Sousa Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Marcos Aurélio Cavalcante Ayres Universidade Estadual do Tocantins

Résumé

O presente trabalho busca expor conceitos e abordagens do design thinking bem como sua contribuição como fomentador no processo de inovação. Estas contribuições vêm agregando não apenas na criação de produtos e empresas, mas também na reorganização ou atualização de fluxos de informações. Por esta ótica a metodologia design thinking foi explorada e aplicada como forma de melhorar os processos internos objetivando atender e entender as necessidades do cliente de uma IES - Instituição de Ensino Superior. Desta forma é possível analisar se estas novas tendências para criação e inovação são aplicáveis e replicáveis em empresas privadas (onde o produto final é o ensino) como forma de ajudar na tomada de decisões estratégicas para manutenção do negócio.

Bibliographies de l'auteur

Laryssa de Sousa Camelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administradora, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Thiago Sousa Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administrador, Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; Professor da Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional.

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade Estadual do Tocantins

Administrador, Professor da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS; Professor da Faculdade Pitágoras de Imperatriz. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional e Doutorando em Engenharia de Produção pela UNISINOS.

Références

BOER, G.; BONINI, L. Design thinking: uma nova abordagem para inovação. Disponível em: http://biblioteca.terraforum.com.br/Paginas/designthinking.aspx. Acesso: 10 de Março de 2016.

BROWN, T., 1954 – Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias/ Tim Brown com Barry Katz; tradução Cristina Yamagami. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHERTO, M. HSM Expo Management. Disponível em http://isadoracosta.blogspot.com/2009/12/falando-sobre-design-thinking.html.Acesso em: 06 set. 2016.

DEMARCHI, A. P. P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010, 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

GODOI, C.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.;SILVA, A. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.

KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LOCKWOOD, T. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009. 285 p.

MARTIN, R. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.

NEUMEIER, M. The Designful Company: How to Build a Culture of Nonstop Innovation. Berkeley: New Riders, 2009. 194 p.

SERRAT, O. Design Thinking. Knowledge Solutions, Mar. 2010. n.78 Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.

VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz; Design Thinking Inovação em Negócios. – MJV Press. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Abril 2012.

Publiée
2019-07-18