DESIGN THINKING: UMA ANÁLISE DESTA FERRAMENTA DE GESTÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM IMPERATRIZ

  • Laryssa de Sousa Camelo Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Thiago Sousa Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Marcos Aurélio Cavalcante Ayres Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Educação. Design Thinking. Inovação.

Resumo

O presente trabalho busca expor conceitos e abordagens do design thinking bem como sua contribuição como fomentador no processo de inovação. Estas contribuições vêm agregando não apenas na criação de produtos e empresas, mas também na reorganização ou atualização de fluxos de informações. Por esta ótica a metodologia design thinking foi explorada e aplicada como forma de melhorar os processos internos objetivando atender e entender as necessidades do cliente de uma IES - Instituição de Ensino Superior. Desta forma é possível analisar se estas novas tendências para criação e inovação são aplicáveis e replicáveis em empresas privadas (onde o produto final é o ensino) como forma de ajudar na tomada de decisões estratégicas para manutenção do negócio.

Biografia do Autor

Laryssa de Sousa Camelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administradora, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Thiago Sousa Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administrador, Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; Professor da Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional.

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade Estadual do Tocantins

Administrador, Professor da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS; Professor da Faculdade Pitágoras de Imperatriz. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional e Doutorando em Engenharia de Produção pela UNISINOS.

Referências

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Publicado
2019-07-18