DESIGN THINKING: UMA ANÁLISE DESTA FERRAMENTA DE GESTÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM IMPERATRIZ
Resumen
O presente trabalho busca expor conceitos e abordagens do design thinking bem como sua contribuição como fomentador no processo de inovação. Estas contribuições vêm agregando não apenas na criação de produtos e empresas, mas também na reorganização ou atualização de fluxos de informações. Por esta ótica a metodologia design thinking foi explorada e aplicada como forma de melhorar os processos internos objetivando atender e entender as necessidades do cliente de uma IES - Instituição de Ensino Superior. Desta forma é possível analisar se estas novas tendências para criação e inovação são aplicáveis e replicáveis em empresas privadas (onde o produto final é o ensino) como forma de ajudar na tomada de decisões estratégicas para manutenção do negócio.
Citas
BOER, G.; BONINI, L. Design thinking: uma nova abordagem para inovação. Disponível em: http://biblioteca.terraforum.com.br/Paginas/designthinking.aspx. Acesso: 10 de Março de 2016.
BROWN, T., 1954 – Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias/ Tim Brown com Barry Katz; tradução Cristina Yamagami. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHERTO, M. HSM Expo Management. Disponível em http://isadoracosta.blogspot.com/2009/12/falando-sobre-design-thinking.html.Acesso em: 06 set. 2016.
DEMARCHI, A. P. P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010, 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
GODOI, C.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.;SILVA, A. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.
KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
LOCKWOOD, T. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009. 285 p.
MARTIN, R. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.
NEUMEIER, M. The Designful Company: How to Build a Culture of Nonstop Innovation. Berkeley: New Riders, 2009. 194 p.
SERRAT, O. Design Thinking. Knowledge Solutions, Mar. 2010. n.78 Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.
VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz; Design Thinking Inovação em Negócios. – MJV Press. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Abril 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).