DESIGN THINKING: UMA ANÁLISE DESTA FERRAMENTA DE GESTÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM IMPERATRIZ

  • Laryssa de Sousa Camelo Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Thiago Sousa Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Marcos Aurélio Cavalcante Ayres Universidade Estadual do Tocantins

Resumen

O presente trabalho busca expor conceitos e abordagens do design thinking bem como sua contribuição como fomentador no processo de inovação. Estas contribuições vêm agregando não apenas na criação de produtos e empresas, mas também na reorganização ou atualização de fluxos de informações. Por esta ótica a metodologia design thinking foi explorada e aplicada como forma de melhorar os processos internos objetivando atender e entender as necessidades do cliente de uma IES - Instituição de Ensino Superior. Desta forma é possível analisar se estas novas tendências para criação e inovação são aplicáveis e replicáveis em empresas privadas (onde o produto final é o ensino) como forma de ajudar na tomada de decisões estratégicas para manutenção do negócio.

Biografía del autor/a

Laryssa de Sousa Camelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administradora, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Thiago Sousa Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Administrador, Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; Professor da Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional.

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade Estadual do Tocantins

Administrador, Professor da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS; Professor da Faculdade Pitágoras de Imperatriz. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional e Doutorando em Engenharia de Produção pela UNISINOS.

Citas

BOER, G.; BONINI, L. Design thinking: uma nova abordagem para inovação. Disponível em: http://biblioteca.terraforum.com.br/Paginas/designthinking.aspx. Acesso: 10 de Março de 2016.

BROWN, T., 1954 – Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias/ Tim Brown com Barry Katz; tradução Cristina Yamagami. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHERTO, M. HSM Expo Management. Disponível em http://isadoracosta.blogspot.com/2009/12/falando-sobre-design-thinking.html.Acesso em: 06 set. 2016.

DEMARCHI, A. P. P. Gestão Estratégica de Design com a abordagem de design thinking: proposta de um Sistema de Produção do Conhecimento: 2010, 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

GODOI, C.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.;SILVA, A. Pesquisa Qualitativa em Organizações: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006.

KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LOCKWOOD, T. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2009. 285 p.

MARTIN, R. The design of business: Why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.

NEUMEIER, M. The Designful Company: How to Build a Culture of Nonstop Innovation. Berkeley: New Riders, 2009. 194 p.

SERRAT, O. Design Thinking. Knowledge Solutions, Mar. 2010. n.78 Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2016.

VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz; Design Thinking Inovação em Negócios. – MJV Press. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Abril 2012.

Publicado
2019-07-18