O QUE ACONTECE EM ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO DE PESQUISA QUE REÚNE UM PROFESSOR ECONOMISTA E ESTUDANTES DE ENGENHARIA AGRONÔMICA, PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL? UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA ENREDADA POR CULTURAS.

  • Ana Luíza Araújo Rangel Nagliate Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Maria Izabel Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Mariana Garcia Martins Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • John Max Santos Sales Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Résumé

Este texto versa sobre experiência de estudantes de iniciação científica e a prática de pesquisa acadêmica, enredadas pelo sentido de cultura. Propõe-se refletir sobre a produção coletiva de conhecimento por meio de estudantes de graduação que pertencem a áreas distintas de conhecimento (Engenharia Agronômica, Pedagogia e Serviço Social) e que também são orientadas por professor de área diferente das mesmas (Economia). A metodologia envolveu provocação de escrita em primeira pessoa e engajada por comandos disparadores delineados pelo orientador. Como resultado, percebeu-se algo que supera a esfera acadêmica, evidenciando o exercício contemplativo e emancipador que a pesquisa proporciona. Além disso, as vivências e evidências apontam para um processo de produção de conhecimento mais rico e plural, com impactos dentro e fora do ambiente universitário. Isso mostra que a reunião de áreas diferentes pode até gerar um estranhamento inicial, mas também produz um efeito valoroso ao quebrar práticas academicistas compartimentadas.

Bibliographies de l'auteur

Ana Luíza Araújo Rangel Nagliate, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Serviço Social e pesquisadora de iniciação científica Unitins/Fapt.

Maria Izabel Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Pedagogia e pesquisadora de iniciação científica Unitins/CNPq.

Mariana Garcia Martins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Engenharia Agronômica e pesquisadora de iniciação científica Unitins/Fapt.

John Max Santos Sales, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente da Unitins e Professor orientador. Economista (UFS), Tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFS), Mestre (UFRGS) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ).

Références

BOULOS, Guilherme Castro. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Scortecci, 2012.

MICHELOTTI, Fernando; SIQUEIRA, Hipólita. Financeirização das commodities agrícolas e economia do agronegócio no brasil: notas sobre suas implicações para o aumento dos conflitos pela terra. Semest. Econ., Medellín, v. 22, n. 50, p. 87-106, 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2025.

MOREIRA, Vanessa Erika; HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. O lugar como construção social. Revista Formação, v. 2, p. 48-60, 2008. Disponível em: . Acesso em 03 mai. 2025.

PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRÍGUEZ-PONCE, Emílio; LABRAÑA, Julio. ¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior. Educação e Pesquisa, v. 48, e240831, 2022. Disponível em: . Acesso em 01 mai. 2025.

ROLNIK, Rolnik. Planejamento Urbano nos Anos 90: novas perspectivas para velhos temas. In: RIBEIRO, Luis César Queiroz; SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos. (Org.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana - O futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.
Publiée
2025-06-30
Rubrique
Relatos de Experiência