O QUE ACONTECE EM ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO DE PESQUISA QUE REÚNE UM PROFESSOR ECONOMISTA E ESTUDANTES DE ENGENHARIA AGRONÔMICA, PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL? UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA ENREDADA POR CULTURAS.

  • Ana Luíza Araújo Rangel Nagliate Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Maria Izabel Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Mariana Garcia Martins Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • John Max Santos Sales Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

Este texto versa sobre experiência de estudantes de iniciação científica e a prática de pesquisa acadêmica, enredadas pelo sentido de cultura. Propõe-se refletir sobre a produção coletiva de conhecimento por meio de estudantes de graduação que pertencem a áreas distintas de conhecimento (Engenharia Agronômica, Pedagogia e Serviço Social) e que também são orientadas por professor de área diferente das mesmas (Economia). A metodologia envolveu provocação de escrita em primeira pessoa e engajada por comandos disparadores delineados pelo orientador. Como resultado, percebeu-se algo que supera a esfera acadêmica, evidenciando o exercício contemplativo e emancipador que a pesquisa proporciona. Além disso, as vivências e evidências apontam para um processo de produção de conhecimento mais rico e plural, com impactos dentro e fora do ambiente universitário. Isso mostra que a reunião de áreas diferentes pode até gerar um estranhamento inicial, mas também produz um efeito valoroso ao quebrar práticas academicistas compartimentadas.

Biografía del autor/a

Ana Luíza Araújo Rangel Nagliate, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Serviço Social e pesquisadora de iniciação científica Unitins/Fapt.

Maria Izabel Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Pedagogia e pesquisadora de iniciação científica Unitins/CNPq.

Mariana Garcia Martins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Estudante de Engenharia Agronômica e pesquisadora de iniciação científica Unitins/Fapt.

John Max Santos Sales, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente da Unitins e Professor orientador. Economista (UFS), Tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFS), Mestre (UFRGS) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ).

Citas

BOULOS, Guilherme Castro. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Scortecci, 2012.

MICHELOTTI, Fernando; SIQUEIRA, Hipólita. Financeirização das commodities agrícolas e economia do agronegócio no brasil: notas sobre suas implicações para o aumento dos conflitos pela terra. Semest. Econ., Medellín, v. 22, n. 50, p. 87-106, 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2025.

MOREIRA, Vanessa Erika; HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. O lugar como construção social. Revista Formação, v. 2, p. 48-60, 2008. Disponível em: . Acesso em 03 mai. 2025.

PEDRAJA-REJAS, Liliana; RODRÍGUEZ-PONCE, Emílio; LABRAÑA, Julio. ¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior. Educação e Pesquisa, v. 48, e240831, 2022. Disponível em: . Acesso em 01 mai. 2025.

ROLNIK, Rolnik. Planejamento Urbano nos Anos 90: novas perspectivas para velhos temas. In: RIBEIRO, Luis César Queiroz; SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos. (Org.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana - O futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.
Publicado
2025-06-30