RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁXIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Cristian de Sousa Barros Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0009-0008-6907-2615
  • Leida Domingas Medrado Teixeira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Jorlan Lima Oliveira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Résumé

No curso de pedagogia, o estágio supervisionado I, focado na educação infantil, é fundamental para proporcionar experiências que contribuam na formação do acadêmico, instruindo-o sobre a realidade e as complexidades pedagógicas futuras. Este estágio propicia uma maior conexão entre o conhecimento teórico-prático ainda durante o curso de formação, visando ao alcance de um aprendizado eficaz. O objetivo deste relato de experiência é compartilhar as vivências durante o estágio e a importância das praxias na formação docente, com foco em refletir sobre práticas pedagógicas mais inclusivas que possibilitem um desenvolvimento integral no processo de ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia adotada é centrada na promoção da interação entre educador e educando, buscando um processo mais coletivo com trocas de conhecimentos entre ambas as partes. O estudo foi embasado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4, especificamente na meta 4.2, que está relacionada à preparação de qualidade para que os estudantes avancem para a educação primária, na qual o educador deve estimular seus educandos a serem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur

Cristian de Sousa Barros , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduando em Pedagogia. Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil. Membro do Grupo Latinoamericano de Estudos Históricos e em Educação (GLEHE).

Leida Domingas Medrado Teixeira , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil.

Jorlan Lima Oliveira , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Dinâmica territoriais e sociais na Amazônia -UNIFESSPA, professor do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil. Membro do Grupo Latinoamericano de Estudos Históricos e em Educação (GLEHE).

Références

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Publiée
2025-06-30
Rubrique
Relatos de Experiência