RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELEVÂNCIA DAS PRÁXIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
No curso de pedagogia, o estágio supervisionado I, focado na educação infantil, é fundamental para proporcionar experiências que contribuam na formação do acadêmico, instruindo-o sobre a realidade e as complexidades pedagógicas futuras. Este estágio propicia uma maior conexão entre o conhecimento teórico-prático ainda durante o curso de formação, visando ao alcance de um aprendizado eficaz. O objetivo deste relato de experiência é compartilhar as vivências durante o estágio e a importância das praxias na formação docente, com foco em refletir sobre práticas pedagógicas mais inclusivas que possibilitem um desenvolvimento integral no processo de ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia adotada é centrada na promoção da interação entre educador e educando, buscando um processo mais coletivo com trocas de conhecimentos entre ambas as partes. O estudo foi embasado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4, especificamente na meta 4.2, que está relacionada à preparação de qualidade para que os estudantes avancem para a educação primária, na qual o educador deve estimular seus educandos a serem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem.
References
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1 e v. 2.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil. Brasília, 2018. Disponível em:
https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 2017.
LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MONTESSORI, Maria. A mente da criança. Alma dos Livros, 2025.
NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 17 objetivos para transformar o mundo, 2015. Disponível em:
https://www.un.org/sustainabledevelopment/education/. Acesso em: 02 mai. 2025.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Psicologia da criança [Audiolivro]. Bertrand Brasil, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. A formação social da mente. São Paulo, v. 3, 1984.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).