NARRATIVAS E LEITURAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO À MEMÓRIA

  • Rafael Furtado Da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Maria Aparecida Moraes Da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Résumé

Este relato de experiência resulta do projeto de extensão “Narrativas e leituras: nossa pele, nosso cabelo, nossa identidade racial e nossos saberes afro-brasileiros”, desenvolvido com uma turma do 1º ano dos Anos Iniciais da Escola Professora Nair Duarte, em Araguatins-TO. O objetivo é evidenciar que a ausência das literaturas indígena, quilombola, africana e afro-brasileira nas escolas representa uma fragilidade na promoção dos Direitos Humanos, especialmente no que se refere à negação do direito à memória das populações negra, indígena e quilombola. A partir das narrativas e leituras dessas literaturas, busca-se valorizar a identidade racial, a memória coletiva e os saberes ancestrais. A metodologia adotada baseia-se nos círculos de cultura de Paulo Freire. O referencial teórico inclui Carine (2023), Fanon (1979), Gomes e Araújo (2023), Kilomba (2019) e Brasil (2008). Conclui-se que o letramento racial e a consciência do aquilombamento são essenciais na educação e na luta pelos direitos à memória.

Bibliographies de l'auteur

Rafael Furtado Da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professor do curso de Pedagogia e do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS - Campus Araguatins. 

Maria Aparecida Moraes Da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) - Campus Araguatins.

Références

BRASIL. Lei Nº 11.645, DE MARÇO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena”. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 abr. 2025
CARINE, B. Como ser um educador antirracista. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2023.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Tradução de Laurêncio José de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
FREIRE, PAULO. Educação como Prática da Liberdade. 22a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
GOMES, Nilma Lino; ARAÚJO, Marlene de (org.). Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br . Acesso em: 25 abr. 2025.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
Publiée
2025-06-30
Rubrique
Relatos de Experiência