RELAÇÕES RACIAIS, QUESTÃO SOCIAL E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Résumé
Este relato de experiência apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no curso de Serviço Social da Unitins. A investigação propõe uma análise crítica das expressões da questão social e do racismo estrutural no acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com ênfase na infância negra. Com base em revisão bibliográfica e documental, o estudo evidencia como a desigualdade social, aliada à ausência de políticas públicas eficazes e ao racismo institucional, contribui para a institucionalização seletiva. A pesquisa reforça o compromisso do Serviço Social com os direitos humanos e a justiça social, além de apontar a necessidade de políticas intersetoriais que promovam o fortalecimento familiar e a proteção integral, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma contribuição relevante para a formação acadêmica e para práticas profissionais mais conscientes e transformadoras.
Références
Documentação e Pesquisa em Políticas Sociais e Serviço Social. Diretrizes gerais para o Curso de Serviço Social. Cadernos ABESS: Formação profissional: trajetos e desafios, São Paulo, Cortez, n. 7, 1997.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
EURICO, Márcia Campos. Racismo institucional e infância negra: interseções entre raça, classe e proteção social. São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21267/2/M%C3%A1rcia%20Campos%20Eurico. pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 9° ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 8° ed. São Paulo: Cortez, 2018.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: uma abordagem crítica. São Paulo: Cortez, 2004.
YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza e cidadania: os assistentes sociais e a construção de políticas sociais. São Paulo: Cortez, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).