RELAÇÕES RACIAIS, QUESTÃO SOCIAL E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

  • Lorena Cristina Santana de Souza Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Gustavo Gonçalves Fagundes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Abstract

Este relato de experiência apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no curso de Serviço Social da Unitins. A investigação propõe uma análise crítica das expressões da questão social e do racismo estrutural no acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com ênfase na infância negra. Com base em revisão bibliográfica e documental, o estudo evidencia como a desigualdade social, aliada à ausência de políticas públicas eficazes e ao racismo institucional, contribui para a institucionalização seletiva. A pesquisa reforça o compromisso do Serviço Social com os direitos humanos e a justiça social, além de apontar a necessidade de políticas intersetoriais que promovam o fortalecimento familiar e a proteção integral, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma contribuição relevante para a formação acadêmica e para práticas profissionais mais conscientes e transformadoras.

Author Biographies

Lorena Cristina Santana de Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins  (Unitins).  

Gustavo Gonçalves Fagundes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente efetivo de Serviço Social na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Published
2025-06-30