CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS ATRIBUIÇÕES DE GESTORES EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DE SÃO PAULO

  • Edison Trombeta de Oliveira Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Francine Aparecida de Lira Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Lilian Aparecida Santos de Pádua Carneiro Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • José Renato Polli Universidade de Sorocaba (Uniso)

Resumen

Este estudo tem como intuito analisar os documentos oficiais que norteiam a atuação dos gestores escolares (diretor de escola e coordenador pedagógico) na implementação do currículo escolar na educação infantil. A intenção é descrever a ação desses profissionais na política curricular, com foco em documentos oficiais de dois municípios do interior de São Paulo: Votorantim e Sorocaba. Trata-se da análise das súmulas de atribuições dos cargos de gestão em ambos os municípios à luz da revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Baseia-se em um estudo de dados comparativos em torno das súmulas de atribuições no que diz respeito à atuação dos gestores escolares frente à implementação do currículo. Para tanto, será feita uma análise epistemológica do Currículo e uma conceitualização do currículo da Educação Infantil, com base na legislação. Como resultado, a análise comparativa das súmulas de atribuições dos cargos nos municípios constata a relevância da atuação dos gestores diante da promoção da qualidade em educação no contexto municipal, mediante sua representatividade na implementação do Currículo.

Citas

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Publicado
2025-11-28