LITERATURA INFANTIL ACESSÍVEL: RELATO DA CRIAÇÃO DE UM LIVRO MULTIFORMATO COM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

Résumé

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação do livro infantil acessível O Dia Mágico do Pipo, desenvolvido para crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), com integração de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O material foi estruturado em um livro multiformato, com escrita simples, símbolos pictográficos, texto ampliado em caixa alta, imagens com design acessível, pranchas de comunicação personalizadas em cada página e QR Codes com orientações de como utilizar. A organização narrativa e gráfica do livro favorece estratégias de modelagem, scaffolding e suporte graduado, promovendo a participação ativa da criança durante a leitura. O produto final representa uma contribuição inovadora à literatura infantil acessível, ao ampliar o acesso e a participação de crianças com NCC em contextos educativos, terapêuticos e familiares.

Biographie de l'auteur

Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Sousa, Instituto Politécnico de Leiria

Prof. Dr. Célia Sousa – Docteure en Sciences de l’Éducation, spécialisée en Communication. Professeure titulaire dans l’enseignement supérieur, coordinatrice du Centre de Ressources pour l’Inclusion Digitale (CRID) et du Master en Éducation Spécialisée à l’École Supérieure d’Éducation et des Sciences Sociales de l’Institut Polytechnique de Leiria. Chercheuse intégrée au Centre Interdisciplinaire de Sciences Sociales de l’Université NOVA de Lisbonne, et spécialiste de la littérature accessible. Par passion, elle écrit des histoires pour enfants et a déjà publié huit ouvrages. Elle croit qu’une société inclusive est celle où tous les citoyens jouissent pleinement de leurs droits — non pas en raison de leur égalité, mais grâce à l’acceptation de leurs différences et à leur participation active dans tous les domaines.

Références

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Adobe InDesign (versão 18.5). San Jose: Adobe Systems, 2023. Disponível em: https://www.adobe.com/products/indesign.html. Acesso em: 22 abr. 2025.
AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION (AOTA). Occupational therapy practice framework: domain and process. 4th ed. American Journal of Occupational Therapy, v. 74, Suppl. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001.
BHANA, Nisha; MCNAUGHTON, David; RAULSTON, Traci; OUSLEY, Caitlin. Supporting communication and participation in shared storybook reading using visual scene displays. Teaching Exceptional Children, v. 52, n. 6, p. 382–391, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0040059920918609.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 127, p. 2–11, 7 jul. 2015a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 133, p. 1–2, 13 jul. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13696.htm. Acesso em: 25 abr. 2025.
BRASIL. Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Democratização do acesso, formação de mediadores, fomento à leitura e valorização institucional da leitura e da escrita. Brasília: MinC/MEC, 2015b. Disponível em: http://pnll.planejamento.gov.br. Acesso em: 25 abr. 2025.
CARDOSO, Eduardo; MARTINS, Daianne Serafim; KAPLAN, Lúcia. Diretrizes para o desenvolvimento de livros infantis multiformato acessíveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN – P&D DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais... Joinville: Univille, 2018. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/ped2018/4.3_ACO_26.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
CARON, Jessica; LIGHT, Janice; MCNAUGHTON, David. Effects of an AAC app with transition to literacy features on single-word reading of individuals with complex communication needs. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 45, n. 2, p. 115–131, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1540796920911152.
DENNIS, L.; SOTO, G.; PUFPFAFF, L. A. Evaluating the effects of parent-implemented shared reading with AAC. Topics in Early Childhood Special Education, v. 43, n. 2, p. 189–205, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02711214231190205. Acesso em: 25 abr. 2025.
DRAGER, Kathryn D. R. et al. AAC technologies with visual scene displays and “just in time” programming and symbolic communication turns expressed by students with severe disability. Journal of Intellectual & Developmental Disability, 2017. DOI: https://doi.org/10.3109/13668250.2017.1326585.
JOHNSTON, Susan S.; O’KEEFFE, Breda V.; STOKES, Kelly. Early literacy and students with physical disabilities and complex communication needs. Teaching Exceptional Children, v. 51, n. 2, p. 91–99, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0040059918802808.
LAGO, Mara Rita Araújo. Livro infantil multiformato em sistema pictográfico: lançando a semente da inclusão pela via literária, em estudo com professores e seus alunos com TEA. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) – Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/16317/1/Dissertacao_LivroInfantilMultiformato.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
LIGHT, Janice; MCNAUGHTON, David. Enhancing communication for individuals with complex communication needs. Augmentative and Alternative Communication, v. 35, n. 1, p. 1–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2018.1557251.
LOURENÇO, Daniel Alvares. Tipografia para livro de literatura infantil: desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers. 2011. 284 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26092. Acesso em: 22 abr. 2025.
MAYER-JOHNSON, Inc. Boardmaker Software Family. Solana Beach, CA: Mayer-Johnson, 2002. Disponível em: https://goboardmaker.com/. Acesso em: 22 abr. 2025.
MICROSOFT CORPORATION. Microsoft PowerPoint (versão 365). Redmond, WA: Microsoft, 2024. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/powerpoint. Acesso em: 22 abr. 2025.
PATENAUDE, Danielle; MCNAUGHTON, David; LIANG, Zhuoying. Using visual scene displays with young children: an evidence-based practice synthesis. Journal of Special Education Technology, v. 0, n. 0, p. 1–13, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01626434241263061. Acesso em: 25 abr. 2025.
PELOSI, Miryam Bonadiu; SOUSA, Célia. Leitura compartilhada mediada por Comunicação Aumentativa e Alternativa para crianças com Necessidades Complexas de Comunicação. Revista Interinstitucional de Terapia Ocupacional – Revisbrato, [s. l.], no prelo, 2025.
PELOSI, Miryam Bonadiu; SOUSA, Célia. O Dia Mágico do Pipo. 1. ed. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2025a. ISBN: 978-65-01-36369-1.
PELOSI, Miryam Bonadiu; SOUSA, Célia. O Dia Mágico do Pipo: modelagem, suporte graduado, scaffolding e ampliação de linguagem. 1. ed. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2025b. E-book. ISBN 978-65-01-36368-4. Disponível em: https://crid.esecs.ipleiria.pt/o-dia-magico-do-pipo/. Acesso em: 22 abr. 2025.
PINTO, Loide Leite Aragão; PELOSI, Miryam Bonadiu. Vista do livro em multiformato: o espelho mágico. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1–20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X54666.
RODRIGUES, Verônica; BORGES, Luciane; NASCIMENTO, Maria Clara; ALMEIDA, Márcia Aparecida. O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil. Revista CEFAC, v. 18, n. 3, p. 703–713, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201618313615.
ROSA-LUGO, Linda I.; KENT-WALSH, Jennifer. Effects of parent instruction on communicative turns of Latino children using augmentative and alternative communication during storybook reading. Communication Disorders Quarterly, v. 30, n. 1, p. 49–61, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1525740108320353.
SENNOTT, Samuel C.; LIGHT, Janice C.; MCNAUGHTON, David. AAC modeling intervention research review. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 41, n. 2, p. 101–115, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1540796916638822.
SENNOTT, Samuel C.; MASON, Linda H. AAC modeling with the iPad during shared storybook reading: pilot study. Communication Disorders Quarterly, v. 37, n. 4, p. 242–254, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1525740115601643.
SOTO, Gloria; DUKHOVNY, Elena. The effect of shared book reading on the acquisition of expressive vocabulary of a 7-year-old who uses AAC. Seminars in Speech and Language, v. 29, n. 2, p. 133–142, 2008. DOI: https://doi.org/10.1055/s-2008-1079127.
YORKE, Amy M.; LIGHT, Janice C.; CARON, Jessica Gosnell; MCNAUGHTON, David B.; DRAGER, Kathryn D. R. The effects of explicit instruction in academic vocabulary during shared book reading on the receptive vocabulary of children with complex communication needs. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n. 4, p. 288–300, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/07434618.2018.1506823.
Publiée
2025-11-28