O HORROR E O DUPLO NO CLÁSSICO E NO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CONTOS WILLIAM WILSON DE EDGAR ALLAN POE E JANELA SECRETA, JARDIM SECRETO DE STEPHEN KING

  • Isnara Peres de Paiva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria Perla Araújo Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Olívia Aparecida Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

Résumé

O presente estudo propõe uma leitura comparativa entre as obras William Wilson (1839) de Edgar Allan Poe e Janela Secreta, Jardim Secreto (1992) de Stephen King, na medida em que os dois contos se aproximam pela exploração temática e por pertencerem ao gênero fantástico. Ademais propomos refletir sobre a estética do horror nos textos, sendo o primeiro pertencente ao século XIX, e o segundo uma obra contemporânea. Para subsidiar as reflexões propostas buscaremos aporte nos trabalhos de H.P.Lovecraft a propósito do Horror Cósmico; nas concepções freudianas acerca da teoria do duplo “Doppelgänger”; e Tânia Franco Carvalhal, acerca  das noções de Literatura Comparada.

Bibliographies de l'auteur

Isnara Peres de Paiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2012). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Porto Nacional/TO. 

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). É professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Tocantins e líder do grupo de pesquisa NELA: Núcleo de estudos de Literaturas Africanas e Portuguesa. 

 

Olívia Aparecida Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins. 

Références

CARVALHAL, Tania F. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: __________. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XVII, p. 237.

FREUD, Sigmund. Inibições, sintomas e angústia. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

GALVÃO, W. N. Romantismo das Trevas. Teresa revista de Literatura Brasileira [12|13]; São Paulo, p. 65-78, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/teresa >. Acesso em 30 fev. 2018.

LOVECRAFT, H. P. O Horror Sobrenatural em Literatura. São Paulo: Iluminuras, 2008.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. 2.ed. São Paulo: EdUSP, 2000.

POE, Edgar Allan. William Wilson. In ________. Contos de Imaginação e Mistério. Trad. Cássio de Arantes Leite. Pref. Charles Baudelaire. São Paulo: Tordsilhas, 2016. p. 221-241.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: o entre -lugar do discurso latino-americano. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

KING, Stephen. Las Dos después de Medianoche. LELIBROS:2016. Disponível em: https://lelibros.online/libro/descargar-libro-despues-de-medianoche-en-pdf-epub-mobi-o-leer-online// Acesso em:17 de julho de 2018.

________. Dança Macabra. Tradução de Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Publiée
2019-05-02