PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA: HIDROGINÁSTICA OS EFEITOS NA TERCEIRA IDADE
Résumé
Este estudo tem como finalidade examinar os impactos da hidroginástica na qualidade d e vida dos idosos. A adoção da hidroginástica por pessoas na terceira idade tem crescido significativamente, proporcionando maneiras de aprimorar o bem-estar dos idosos por meio da atuação do profissional de educação física, que busca promover a saúde desses indivíduos. É notável o papel da hidroginástica tanto na rotina dos idosos ativos quanto daqueles sedentários. Esta pesquisa possui um caráter bibliográfico, através do qual foram reunidas informações de vários materiais que contribuíram para a reflexão e compreensão da temática abordada. Ao conduzir este estudo, nota-se a falta de conteúdos mais recentes e aprofundados sobre o assunto, o que dificultou um pouco o desenvolvimento das discussões para uma análise comparativa e interpretação dos dados. Com o avanço da idade, observa-se uma diminuição no desempenho motor, que pode ser associada ao envelhecimento físico-funcional e socioemocional. Assim, identificamos os benefícios da hidroginástica para a população da terceira idade na realização de atividades motoras básicas: flexibilidade, resistência e força muscular, que tendem a aumentar com a prática regular.
Références
MADUREIRA, A.S.; LIMA, S.M.T. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Londrina, v.3, n.3, p.59-66, 1998.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
PONT GEIS, Pilar. Atividade Física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ROCHA, Julio Cezar Chaves. Hidroginástica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
VASCONCELOS, Ana Paula Sena Lomba. Os sentidos de corpo humano no imaginário dos alunos ingressantes no curso de educação física. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho. São Paulo 2006.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Trad. Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf. Acesso em 10 set. 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).