A DESINTEGRAÇÃO FAMILIAR E A DOR EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO (2011)
Résumé
O presente artigo pretende fazer uma análise comparativa dos contos “Rose Dusreis” e “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo (2011). Para isso, versaremos sobre a escrita feminina negra no contexto contemporâneo brasileiro e os deslocamentos representativos de sujeitos sociais marginalizados, no caso, as mulheres negras. A partir de autores como Regina Dalcastagnè (2012), Djamila Ribeiro (2017), Eduardo de Assis Duarte (2018) e outros, contextualizaremos a escrita literária de Conceição Evaristo no âmbito da literatura brasileira contemporânea e sua importância para a emergência de sujeitos sociais historicamente silenciados não somente na literatura, mas em outras manifestações artísticas e políticas.
Références
ARENDT, Hannah. A condição humana. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
COSTA, Eduarda Rodrigues. Memória e consciência negra. Literafro: o portal da literatura afro-brasileira. Disponibilidade em:< http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1123-memoria-e-consciencia-negra-eduarda-rodrigues-costa>. Acesso em: set. 2018.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte, 2012.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Literafro: o portal da literatura afro-brasileira. Disponível em:<http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira>. Acesso em: 20 set. 2018.
EVARISTO, Conceição. É preciso questionar as regras que me fizeram ser reconhecida apenas aos 71 anos. Entrevista para a BBC Brasil, 9 de março de 2018. Disponibilidade em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43324948>. Acesso em: 28 nov. 2018.
___________________. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2 ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: História das Mulheres no Brasil. Organização Mary Del Priore. 10 ed., 1 reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma – A questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Revista de Psicologia Clínica: Revista da Pontífica Universidade Católica Do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 1, v. 20, 2008. Disponibilidade em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022014005>. Acesso em: 30 nov. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).