A PRESENÇA DE TEXTOS DE AUTORAS NEGRAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA
Resumen
Este trabalho apresenta uma análise crítico-reflexiva de três livros didáticos do 9º ano adotados em três escolas diferentes, da rede estadual de ensino do Tocantins que visa problematizar a presença da literatura afro-brasileira, em particular, as produções literárias de autoras negras. Assim, metodologicamente, essa investigação privilegia uma análise documental, com viés qualitativo interpretativista. Para subsidiar teoricamente nossas análises utilizaremos os seguintes autores: Dalcastagnè (2012), Lobo (2014), Ribeiro (2017/ 2018), Cuti (2010) e Diogo (2014). De modo geral, a partir do nosso estudo o que pudemos perceber, é que, nos contextos dos manuais didáticos de português (LDP), existe um número restrito de mulheres, mas, essas não são afro-brasileiras ou afrodescendentes. Portanto, esses livros didáticos de língua portuguesa contribuem para o silenciamento e a invisibilização dessas mulheres.
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