EDUCAÇÃO FÍSICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE 2016 E 2023

Resumen

A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular da Educação Física, em artigos publicados no período de 2016 a 2023. Para isso, desenvolveu-se uma análise cienciométrica, com abordagem quantitativa, utilizando os descritores “Educação Física”, “Base Nacional Comum Curricular” e “Educação Básica”. Ao final da análise foram selecionados 25 artigos. A partir da estatística descritiva, pode-se inferir que os trabalhos foram direcionados para toda a Educação Básica, sem priorizar um nível de ensino e tendo como principais temáticas as questões relacionadas às unidades temáticas da BNCC, o papel da Educação Física, os aspectos pedagógicos curriculares e da saúde. Portanto, conclui-se a necessidade de ampliar a discussão sobre a temática, considerando os avanços e a influência da BNCC sobre a prática docente, organização curricular da Educação Básica e Educação Física escolar, fortalecendo o ensino da disciplina a partir da cultura corporal de movimento.

Biografía del autor/a

Jaubert de Castro Menchik, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutorando em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFRGS) e Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena (UFSM). Atualmente é professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (IFFAR).

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação em Ciências (UFSM) e Graduada em Educação Física – Licenciatura (UNICRUZ). Atualmente é professora  no município de Panambi – RS.

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação em Ciências (UFSM), Mestre em Educação em Ciências (UFSM) e Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena (UFSM). Atualmente é professor no Colégio Politécnico (UFSM).

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Publicado
2025-07-31