ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Resumen
A alfabetização e o letramento são dois processos que costumam causar confusões conceituais. Assim, para que eles possam ser compreendidos, devem ser trabalhados juntos, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores do Ensino Fundamental de uma escola baiana sobre os processos de alfabetização e letramento e sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Para a realização do trabalho, recorreu-se à pesquisa bibliográfica (revisão da literatura), e da pesquisa de campo (aplicação de um questionário a professoras do ensino fundamental). Quanto à análise dos dados, foi feita a partir da inferência, do referencial teórico da pesquisa e de outros autores. Ao final da investigação, os resultados apontam que ainda são necessárias muitas discussões e estudos no âmbito da formação de professores acerca da alfabetização e do letramento para maior compreensão.
Citas
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF).
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1998.
CHAGAS, José Jamerson Teles; Sovierzoski, Hilda Helena. Um diálogo sobre aprendizagem significativa, conhecimento prévio e ensino de Ciências. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – v. 4, n. 3, p. 37-52, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ed. São Paulo: atlas, 2008.
FERREIRA, V. S.; COELHO, É. S. Alfabetização e Letramento: utilização dos métodos no processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais. Revista Facimp- Empowerment. v.1, n. 1, p. 90-101, 2020.
FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 1989.
JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 4 – n. 1, p. 1-17, 2013
KLEIMAN, Ângela. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?. São Paulo: Unicamp, 2005.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Alfabetizar letrando na EJA. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
LIMA, Débora Gabriela de Lima; MENDES, Rafaela dos Santos; ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes. alfabetização na educação infantil: o que apontam as práticas?
Revista Científica Intelletto, v.3, n.1, p. 94-102, 2018.
LIMA, D. J.; CASAGRANDE, S. Alfabetização e letramento. Revista Unesc. V.4, n. 3, p. 67-86, 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
PAIVA, Maria Olímpia Almeida; LOURENÇO, Abílio Afonso. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, p. 132-141, 2010.
MARCHESONI, Laís Bastos; SHIMAZAKI, Elsa Midori. Alfabetização e Letramento: explorando conceitos. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 31, n. 64, p. 1-17, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORTATTI, M. R. L. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília: Cultura Acadêmica, 2011.
NEVES, Cintia Cristina Maciel; JUNG, Hildegard Susana; LUZ, Charlene Bitencourt Soster. Os diferentes ritmos de aprendizagem nos anos iniciais: um relato de experiência na escola pública. Simpósio CON Sciências, UEaD SL, p. 1-6, 2020.
NUCCI, Eliane Porto Di. Interesses e dificuldades dos pais na alfabetização dos filhos. Psicol. Esc. Educ. v. 1, n. 2, p. 1-7, 1997.
OLIVEIRA, E, D.; DIAS, M. S. U. A alfabetização e o letramento como propósito e desafio do cotidiano docente: uma breve reflexão prático-teórico. Revista Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 24, p. 13-15, jan-jun 2019.
PIMENTA, Selma G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1988
RODRIGUES, L. C. S.; COSTA, M. E. M. Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um caminho a ser trilhado. Rev. Inter. De audición y lenguaje,
logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad, v. 2, n. 3, p. 182-192, 2016.
ROSSI, Mayara et al. A importância da relação entre a família e a escola para o aprendizado da criança. Juína-MT, Brasil, v. 5, n. 9, p. 65-82. Jan./Jun. 2020.
SILVA, Adelaine Pauline Gomes da et al. A Importância da Interpretação Textual nas Aulas de Língua Portuguesa. Revista Ciranda – Montes Claros, v. 1, n.1, pp. 17-29, jan/dez-2017.
SILVA, M. G.; NOGUEIRA, J. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 161-168, dez. 2018.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Ceale, 2001.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2016.
SOUSA, Elizabeth V. R. Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (Org.). Práticas de Leitura e Escrita. 1. Ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).