ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Abstract

A alfabetização e o letramento são dois processos que costumam causar confusões conceituais. Assim, para que eles possam ser compreendidos, devem ser trabalhados juntos, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores do Ensino Fundamental de uma escola baiana sobre os processos de alfabetização e letramento e sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Para a realização do trabalho, recorreu-se à pesquisa bibliográfica (revisão da literatura), e da pesquisa de campo (aplicação de um questionário a professoras do ensino fundamental). Quanto à análise dos dados, foi feita a partir da inferência, do referencial teórico da pesquisa e de outros autores. Ao final da investigação, os resultados apontam que ainda são necessárias muitas discussões e estudos no âmbito da formação de professores acerca da alfabetização e do letramento para maior compreensão.

Author Biographies

Gildevanea Bispo dos Santos, Rede Municipal de Coronel João Sá-BA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), Coronel João Sá, Bahia, Brasil. Professora da Rede Municipal de Coronel João Sá/BA.

Suely Cristina Silva Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. É professora da Faculdade do Nordeste da Bahia. 

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Professor das Redes Municipal e Estadual da Bahia. 

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Published
2025-04-23