A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO DO ARTIFÍCIE NAS CASAS DA MOEDA AO PROFISSIONAL TECNÓLOGO AMPARADO PELA LDB DE 1996

  • Andrea Cristina Marin
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rosana Matsushita Assayag SENAC - São Paulo
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar a trajetória da Educação Profissional no Brasil entre os seus primórdios nas casas de fundição da moeda nos rincões de Minas Gerais, perpassando pelas formações de artificies na escola Naval e suas peculiaridades de seleção até os modelos sistematizados na década de 1960 após o Golpe Militar no Brasil até a sua regulamentação em cursos de modalidade em Nível Superior pela LBD de 1996. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfica e documental acerca da Educação Profissional no Brasil. Serão analisados os principais eventos que tratam da educação profissional e como se deu sua adaptação na perspectiva histórica e política do Brasil.

 

Palavras Chave: História da Educação Profissional, Educação Profissional, LDB

Biografia do Autor

Andrea Cristina Marin

Mestre em Educação - Políticas Públicas e Currículos (UNICID), Graduada em Marketing, com Especialização em Negócios, Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica. Atualmente é professora vinculada ao Centro Universitário SENAC de São Paulo e da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, atuando na área de Negócios, Marketing, Gestão, Comunicação e Inovação, em plataformas EAD e Presencial. Pesquisadora do Centro Universitário SENAC em Currículos Interdisciplinares.

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica e da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

 

Rosana Matsushita Assayag, SENAC - São Paulo

Economista formada pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, Especialista em Psicodrama - Foco sócio educacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Profissional de Recursos Humanos com foco em Desenvolvimento de Pessoas e Gestão de Carreiras. Coordenação de Equipe de Mediação do Projeto corporativo/Escola de Liderança Senac, modalidade EAD (Educação a Distância). Docência Ensino Superior Graduação e Pós-Graduação (presencial e EAD). É sócia da Inovar Cursos e Treinamentos Ltda

Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) em convênio com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e UNESP, com estágio profissional realizado na Universidade de Montreal - Canada. Realizou expedição em gestão acadêmica pelo SEMESP na Universidade de Harvard, EUA. É Professor titular do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atuando como Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade Cruzeiro do Sul (CRUZEIRO DO SUL). Atuou como Reitor do CEUNSP, no período de 2016-2017. Avaliador institucional do Ministério da Educação (MEC). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, orientando trabalhos de mestrado e de doutorado na área de Ensino. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, ensino médio e aglomerados abertos.

 

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos