MANUAIS ESCOLARES NO COTIDIANO DO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: CONECTORES DAS PRÁTICAS E CULTURA ESCOLAR

Resumen

Esta pesquisa objetiva analisar manuais escolares e a circulação de ideias educacionais no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas-RN, de 1919 a 1922, quais sejam: Cartilha Analítica de Arnaldo Barreto (1916), primeiro, segundo, terceiro e quarto livro de Leituras Moraes e Instructivas de João Kopke (1914), Nova Cartilha Analytico-Sintética de Mariano de Oliveira (1918), e Nossa Pátria de Rocha Pombo (1917). Considera-se nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. O corpus investigado inclui dois diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922), professoras efetivas do GEBRB, os quais fazem referência aos dados pesquisados. Assim, os manuais escolares podem ser entendidos como elementos da cultura escolar, artefatos das normas, finalidades da Instrução Pública, conteúdos ensinados e as práticas pedagógicas vivenciadas em contexto escolar.

Biografía del autor/a

Marecilda Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente diretora da Escola Municipal Maria de Lourdes Medeiros Cunha em Jardim do Seridó/RN.

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Citas

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Publicado
2025-02-18