EM NOME DO INCONTROLÁVEL NA EDUCAÇÃO

Resumen

Este trabalho tem por objetivo contrastar duas visões bastante diferentes acerca do ato educativo, trazendo, inicialmente, uma descrição panorâmica das intituladas “aprendizagens visíveis”, desenvolvidas por John Hattie, professor da Universidade de Melbourne, na Austrália, cuja obra se tornou uma espécie de senso comum presente no discurso educacional brasileiro, a fim de, num segundo momento, colocá-la sob a lente crítica das contribuições do campo da psicanálise na educação, defendidas pelo professor Leandro de Lajonquière, da Universidades de São Paulo, no Brasil, e da Universidade Paris 8, na França. Ao final, esperamos concluir este artigo apontando uma espécie de ressignificação às práticas educacionais, em contraposição ao discurso hegemônico em voga na rede básica de ensino brasileira.

Biografía del autor/a

Fabiano Fleury de Souza Campos, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e Doutor em Letras (pela USP), graduado em Letras (pela USP) e Ciências Biológicas (pela PUC-Campinas). Atua como professor da rede básica e realiza pesquisa, em nível de pós-doutoramento (pela USP), na área de psicanálise no campo da educação, sob supervisão do Professor Leandro de Lajonquière (Paris 8/ USP).

Citas

ANDRADE, Julia. Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula. São Paulo: Panda Educação, 2021.

DE LAJONQUIÈRE, Lenadro. Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

_________. Sobre a irremediável educação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. esp. 2, e022018, 2022.

FREUD, Sigmund. Tótem y Tabú [1912-13]. In: FREUD, S. Obras completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1973a. v. 2, p. 1745-1850.

HATTIE, John. Visible learning: a synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. London: Routledge, 2009.

_________. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

ITARD, Jean. Victor de l’Aveyron [1801]. Paris: Éditions Allia, 1994.

KELLER, Hellen. The story of my life – with her letters (1887-1901) and a supplementary account of her education, including passages from the reports and letters of her teacher, Anne Mansfield Sullivan. New York: Doubleday Page & Company, 1903.

LACAN, Jacques. Le Séminaire. Livre XX - Encore [1972-1973]. Paris: Editions du Seuil, 1975.
Publicado
2025-02-18