WALDO E OS PALHAÇOS: POLÍTICA, ENTRETENIMENTO E VIOLÊNCIA EM MIA COUTO E BLACK MIRROR
Resumen
O presente artigo estabelece uma comparação intermidiática entre o conto “A Guerra dos Palhaços”, de Mia Couto, e o episódio “O Momento Waldo”, da série britânica Black Mirror. A hipótese que permeou o trabalho é a de que as obras abordam a questão política como forma de promoção de entretenimento e violência. O objetivo foi verificar como o conto e o episódio trabalham esse tema, aprofundando questões sobre o contemporâneo e o esvaziamento do que se entende por política. Foi possível perceber que, embora tenham sido produzidos em épocas e realidades diferentes, as obras trataram o tema de forma semelhante, pontuando que a sociedade, em alguns contextos, tende a se envolver com o espaço político, confundindo-o com o entretenimento. A violência, horizonte que devemos entender para discutir os processos políticos, aqui é acionada como um conflito vazio de demandas sociais, orientando-se por vias subjetivas. Portanto, nosso corpus de estudo aponta para uma dinâmica do contemporâneo: o esvaziamento do espaço público de reivindicações de cidadania e o fortalecimento de uma sociedade de consumo que, na esfera política, privilegia o espetáculo, a violência e o entretenimento.
Palavras-chave: Waldo; A guerra dos palhaços; Política; Entretenimento; Violência.
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