A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO SOBRE AULAS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO E (IN)SEGURANÇA SOCIOLINGUÍSTICA

Resumen

Considerando que as aulas de língua portuguesa na Educação Básica precisam garantir que os alunos adquiram segurança linguística, este trabalho objetiva analisar a percepção de estudantes de anos finais do Ensino Médio sobre as aulas de português, a fim de perscrutar se há correlação entre isso e (in)segurança sociolinguística. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em trabalhos da Sociolinguística e de Crenças e Atitudes Em termos metodológicos, trata-se de investigação qualitativa, de cunho interpretativista e de base autoetnográfica, cujos dados analisados resultam de uma sistematização da experiência pessoal do segundo autor junto a seis sujeitos, representantes de três diferentes grupos sociais, no Estado do Espírito Santo. Como resultado, verifica-se que: (a) todos os sujeitos apresentam segurança linguística, independentemente do estrato social a que pertencem; e (b) quanto mais positiva é a percepção dos estudantes em relação às aulas de português, mais seguro eles se apresentam sociolinguisticamente. Para além de desfazer imaginários sociais de que as aulas de português em escolas públicas não promovem segurança sociolinguística, esta investigação sinaliza para a imprescindibilidade de o profissional de Letras incidir não apenas sobre os usos linguísticos, mas também sobre as percepções dos estudantes.

Biografía del autor/a

Marcela Langa Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especialista em Linguagem e seu funcionamento pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Carlos Eduardo Batista de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Citas

Autor (2017)

Autor (2021)

Autor (2022)

Autor (2023a)

Autor (2023b)

Autor (2023c)

Autor (2023d)

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Publicado
2025-01-24