ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumen

 O ensino de línguas na educação formal auxilia o estudante a ter autonomia e agenciamento em práticas sociais. Nesse sentido, no ambiente escolar, uma abordagem pedagógica eficaz é essencial para o ensino de línguas, estimulando a capacidade comunicativa e a reflexão. Este artigo tem como objetivo investigar as diferenças e semelhanças na abordagem metodológica, à luz da teoria de Merril Swain e outros autores, dos livros de Língua Portuguesa e Inglesa do 6º Ano do Ensino Fundamental, avaliando a contribuição delas para o ensino dessas línguas por parte dos estudantes. Para tal, a pesquisa investiga a progressão pedagógica adotada, as atividades propostas para estimular a produção oral e interação em sala, bem como o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, leitura e expressão escrita. Utilizando uma abordagem qualitativa, explicativa e bibliográfica, a teoria de Merril Swain é empregada juntamente com a Base Nacional Comum Curricular e com estudos de autores como Bortoni-Ricardo et al. (2021), Elias et al. (2011), Antunes (2003), Geraldi (2006), Possenti (2006), Oliveira (2015), Paiva (2011, 2014) e Leffa (2011). A partir da análise, constata-se que os livros didáticos apresentam atividades que estimulam as habilidades linguísticas, porém é insuficiente em relação a interação e a expressão oral.

Biografía del autor/a

David Romão Alves de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB).

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). É professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Citas

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Publicado
2024-08-12