A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO ICONOGRÁFICO SOBRE AS MULHERES: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II

Resumen

O Imperial Collegio de Pedro II foi considerado como instituição de ensino secundário oficial e modelar durante o século XIX (1837-1889), que ao longo de quase 90 anos teve a docência restrita a professores homens, o que nos levou a indagar sobre a ausência de mulheres estabelecimento de ensino. A partir de pesquisa documental no acervo do CEDOM/CPII e da Biblioteca Nacional foi possível problematizar este aspecto da história do ensino secundário e as mudanças ocorridas a partir de 1926, ano no qual as primeiras alunas e professoras ingressaram na instituição. A cultura material escolar emergiu como categoria e fonte de análise, ampliando nosso olhar acerca da história do colégio e do processo de escolarização (Vidal, 2017). A análise das fontes, em especial das fotografias, evidenciou tentativas de apagamento da história destas mulheres. Por isso, estamos criando um acervo iconográfico sobre as mulheres que atuaram no colégio, a fim de identificá-las e mudar a forma como vêm sendo retratadas, dando-lhes maior visibilidade, tendo como subsídio Perrot (2017) e Alves (2010).

Biografía del autor/a

Paloma Rezende de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora adjunta da UNIRIO.

Elisabeth Monteiro da Silva, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretora do Centro de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (CEDOM).

Citas

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Publicado
2024-11-25