A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO ICONOGRÁFICO SOBRE AS MULHERES: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II
Abstract
References
ALVES, Claudia. Educação, memória e identidade: dimensões imateriais da cultura material escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 30 p. 101-125, Jan/Abr, 2010.
BASTOS, Maria Helena Camara. A pesquisa em história da educação - testemunho de um autor: entrevista com Agustin Escolano. Hist. Educ. (Online). Porto Alegre v. 20, n. 50, set./dez., 2016, p. 15-24.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1, jan./jun., 2001, p. 9-43.
OLIVEIRA, Paloma Rezende, COSTA, Nailda Marinho. As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II. Revista História em Reflexão – Revista Eletrônica. v. 14, p. 321-344, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/index
OLIVEIRA, Paloma Rezende, SILVA, Elisabeth Monteiro da. A construção do acervo iconográfico da presença feminina no Colégio Pedro II a partir dos arquivos
cariocas (1926-1942). In: IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação. RJ: Uerj, 2023.
PAULILO, André Luiz. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. R e v i s t a B r a s i l e i r a d e H i s t ó r i a d a E d u c a ç ã o. v. 1 9 , 2 0 1 9. p. 1-24.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2 ed. SP: Contexto, 2017.
______. As mulheres ou o silêncio da história. Bauru: SP: EDUSC, 2005.
PINTO, Teresa e ALVAREZ, Teresa. Introdução: história, história das mulheres, história do gênero, produção e transmissão do conhecimento histórico. Ex aequo. N.30, 2014, p.9-21.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. v. 15, n. 2, p. 5-22, 1990.
SILVA, Elisabeth Monteiro da. Inventário analítico e registro de autoridade do Fundo Colégio Pedro II. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC. Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2009. 227 p.
______. Professores mestiços e mulatos no Imperial Colégio de Pedro II: historiografia e fontes (1838 – 1870). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. 260 p.
VIDAL, DianaGonçalves. História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 36, jan/abr, 2017, p. 251-272.
VIÑAO FRAGO, António. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 0, p. 63-82, set/dez,1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).