O “PORTUGUÊS INSTRUMENTAL” NAS OFERTAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES (1987-2023)

Resumen

Este trabalho descreve as produções científicas, a partir de um levantamento das teses e dissertações, no período de 1987 a 2023, presentes no repositório da Capes, envolvendo a abordagem do ensino da Língua Portuguesa nos Cursos de Educação Profissional e Tecnológica. Tal problemática consiste em refletir sobre os aspectos envolvendo o português instrumental na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), compreendendo e relacionando-o à concepção e contribuição para a formação humana integral. O objetivo geral do estudo é o de analisar as abordagens do ensino da Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica presentes em teses e dissertações no período de 2010 a 2023. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, do tipo estado da arte, analisando as dissertações e teses do banco da Capes a partir da palavra chave “português instrumental”. Identificou-se 17 estudos, sendo 15 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado. A análise da pesquisa demonstrou que há poucas pesquisas ainda que analisam a intersecção do campo da linguagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e que há um destaque apontado pelas pesquisas para uma abordagem mais plural e contra-hegemônica desse componente curricular, superando as dicotomias construídas historicamente pela sociedade.

Biografía del autor/a

Salatiel da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM)

Pós-doutorando em Educação, pela Universidade de Passo Fundo(UPF), Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Mestre em Educação e Ensino de Ciências (UEA), Licenciado em Pedagogia (UEA) e Licenciado em Letras (Uninter). É Analista Técnico Educacional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e Professor da rede municipal de Ensino de Manaus.

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Publicado
2024-08-12