GÊNESE E ESTRATÉGIAS DA MÍDIA ABOLICIONISTA ESTADUNIDENSE: DO PANFLETO À NARRATIVA DE ESCRAVOS (1688-1829)

  • Felipe Vale da Silva Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Abolicionismo. Escravidão. Anthony Benezet. David Walker. História dos Estados Unidos.

Resumo

O abolicionismo estadunidense foi tudo menos simples: antes de falar de um movimento uno, podemos entendê-lo como um longo debate que se estendeu por 177 anos até que seu objetivo central fosse atingido. Assim, é mais correto falarmos de múltiplas fases do movimento, cada qual com sua filosofia, com sua expectativa perante os negros emancipados e, sobretudo, com uma ideia própria de como alcançar seus alvos. Identificaremos em 1829 uma ruptura entre duas grandes visões de emancipação: uma gradualista e moderada, remontante à época colonial, e outra imediatista e radical. Esse é o momento em que o negro ganha presença na mídia jornalística e literária, contribuindo com argumentos e estratégias de combate antes oclusas à esfera pública os quais, por fim, transformaram o abolicionismo num movimento de massas capaz de alterar os rumos daquele país.

Biografia do Autor

Felipe Vale da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras (2006), mestrado e doutorado em Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo. No momento pesquisa junto ao departamento de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Áreas de interesse: narrativas de escravos norte-americanas, ficção histórica, literatura alemã do século XVIII, literatura norte-americana do século XIX e Iluminismo. Atua como tradutor de alemão e inglês.

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Publicado
2019-05-02