LER E ESCREVER EM GOIÁS ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX

Resumen

Este artigo abrange discussões relativas ao ler e escrever na Capitania de Goiás (século XVIII) e na Província de Goiás (século XIX). Na primeira parte do trabalho, ao trazer visibilidade para a Capitania de Goiás, apresentam-se as práticas de leitura e escrita no século XVIII, a partir da identificação de uma multiplicidade de sujeitos (mulheres, escravizados, professores, indígenas etc.), que se apropriaram da leitura e da escrita numa sociedade predominantemente de base oral. Já no século XIX, para expansão de escolas de primeiras letras pela Província de Goiás, houve uma preocupação em torno dos métodos e materiais para o ensino de leitura e da escrita, reverberando em iniciativas oficiais por parte do governo provincial goiano. Na segunda parte do artigo, discute-se um caso exemplar dessas iniciativas, já sob a égide do império brasileiro.

Biografía del autor/a

Alan Ricardo Duarte Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em História (UFG). Professor na Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás.

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação (UFU); Pós-doutorado em Educação em Linguagem (UFMG). Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação (USP); Pós-doutorado em Educação (UERJ). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no Campus Goiânia Oeste, Goiás.

Citas

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Publicado
2024-11-12