A LITERATURA ENTRE TEORIAS, METODOLOGIAS, INSTRUMENTOS DE PESQUISA, DADOS E ESQUEMA DE ANÁLISE
Resumen
O presente trabalho discorre sobre teorias, metodologias, instrumentos de pesquisa, dados e esquema de análise dentro da Literatura, para tanto, os pressupostos teóricos utilizados foram González Rey (2005), González Rey & Mitjáns Martínez (2017), Mitjáns Martínez, Tacca & Puentes (2020). À vista disso, é necessário compreender a Literatura como um exemplo de reflexão que recorre aos grandes clássicos para formar cidadãos(ãs) independentes e críticos(as), dado que ela reproduz sentimentos, experiências e ações, possibilitando o(a) leitor(a) chegar a lugares inexplorados, na vida real, como adentrar nos pensamentos dos(as) personagens e instigá-los(as) a questionar seus hábitos e princípios. Por conseguinte, a Subjetividade pode se apresentar sincronicamente como categoria de análise de obras literárias e como parte significativa da intencionalidade pedagógica nas aulas de Literatura, ou seja, as dificuldades de abordadas neste texto não são de natureza de decodificação, mas sim de diálogo.
Citas
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 1º ed. São Paulo: Germape, 2004.
BARTHES, Roland. O grão da voz. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 526 p.
BLOOM, Harold. Gênio: Os 100 autores mais criativos da história da literatura. Tradução de José Roberto O’Shea; revisão de Marta M. O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis O enigma do olhar. 1. ed. Editora Ática. São Paulo. 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF, MEC/SEF,
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CARDOSO, Renata Rocha; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. A subjetividade como categoria de leitura/análise de obras literárias. In: LIMA, José Willen Brasil; PINHEIRO, Moisaniel Oliveira; RIBEIRO, Floriete Assunção. Porto Nacional das letras: produções interdisciplinares em linguística e literatura. Itapiranga: Schreiben, 2022. 128 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividad social, sujeto y representaciones sociales. Revista Diversitas-Perspectivas en Psicología. Bogotá, v. 4, n. 2, p. 225-243, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67940201. Acesso em: 10 mar. 2021.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MARTIZES, Albertina Mitjáns; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CARVALHO, Marisa Irene Siqueira. Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Líder Livros, 2012a, v. 1, p. 21-41.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação [tradução Marcel Arisitides Ferrada Silva]. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 6. reimpr. da 1. ed. de 2005.
GONZÁLEZ REY, Fernando. A epistemologia qualitativa vinte anos depois. MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; REY, Fernando González; PUENTES, Roberto Valdéz. Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade: discussões sobre educação e saúde. Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 7. p. 21-46.
MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; REY, Fernando Luiz González. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.
MARTINEZ, A. M.; REY, F. G.; PUENTES, R.V. (orgs.). Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade [recurso eletrônico]: discussões sobre educação e saúde. EDUFU, 2019.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen V. R.; PUENTES, Roberto Valdéz. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2020.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2016. 310 p. (v. 2)
ROSSATO, Maristela; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 289-298, jul./dez. 2013.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; GONÇALVES, Amanda Diniz. Experiência Corporal Estética: a emergência de novas ações simbólicas no trabalho do ator. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 8 n. 2, p.109-124, jul./dez. 2017.
SILVA, Marcelo Alves; SOUZA, José Antonio de. A Leitura Literária: Especificidades e Contribuições para a Humanização do Aluno/Leitor. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 3, n. 8, p. 35-47, 2012.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Resistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada, área de concentração Língua Materna) - Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
SOUZA, Elias Caires; TORRES, José Fernando P. A Teoria da Subjetividade e seus conceitos centrais. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, MG, v. 3, n. 1, p. 34-57, jan./abr. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).