A LITERATURA ENTRE TEORIAS, METODOLOGIAS, INSTRUMENTOS DE PESQUISA, DADOS E ESQUEMA DE ANÁLISE

Resumen

O presente trabalho discorre sobre teorias, metodologias, instrumentos de pesquisa, dados e esquema de análise dentro da Literatura, para tanto, os pressupostos teóricos utilizados foram González Rey (2005), González Rey & Mitjáns Martínez (2017), Mitjáns Martínez, Tacca & Puentes (2020). À vista disso, é necessário compreender a Literatura como um exemplo de reflexão que recorre aos grandes clássicos para formar cidadãos(ãs) independentes e críticos(as), dado que ela reproduz sentimentos, experiências e ações, possibilitando o(a) leitor(a) chegar a lugares inexplorados, na vida real, como adentrar nos pensamentos dos(as) personagens e instigá-los(as) a questionar seus hábitos e princípios. Por conseguinte, a Subjetividade pode se apresentar sincronicamente como categoria de análise de obras literárias e como parte significativa da intencionalidade pedagógica nas aulas de Literatura, ou seja, as dificuldades de abordadas neste texto não são de natureza de decodificação, mas sim de diálogo.

Biografía del autor/a

Renata Rocha Cardoso, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras, área de concentração em Estudos Literários, linha de pesquisa Literatura, História e Imaginário do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins – UFT; Especialização em Língua Portuguesa e Literatura de Expressão Portuguesa: Portugal, Brasil e África pela Faculdade Guaraí – FAG; Licenciada em Letras pela Faculdade Guaraí – FAG; Professora da Educação Básica do estado do Tocantins.

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-doutorado (Intencionalidade e Afetividade - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas). Doutor (As artes cênicas e o construtivismo semiótico-cultural em psicologia - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica). Mestre (Dramaturgias Consensuais - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia (USP). Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Licenciado em Teatro (Mozarteum). Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro (UFT). Professor permanente do Mestrado em Letras (UFT). 

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Publicado
2024-01-22