CO-FORMAÇÃO E CO-DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS: A CONVERSA ESTENDIDA E O DIÁRIO DE BORDO COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO E PESQUISA

Resumen

Neste trabalho narra-se a experiência de co-formação e co-docência a partir da atuação docente, por meio da conversa estendida com as pesquisadoras do Grupo de Estudo GEEDICE, materializada no diário de bordo online e no grupo de mensagens [WhatsApp] - para produção, realização e avaliação do projeto de estágio, construído colaborativamente para o Estágio Supervisionado III do Curso de Letras/ Língua Inglesa, da UNEB - Campus IV. Essa experiência se configurou tomando como centralidade o conceito de multiletramentos e sua rasura por meio do conceito, ainda em construção, de microletramentos. Microletramentos, como conceito, parte da perspectiva da filosofia da diferença [e da imanência] de Deleuze (1968/2006), tomando letramentos em perspectiva menor e micro, que emergem como acontecimentos que afetam e impulsionam a interrogar a aula de língua no atravessamento com a acessibilidade, diversidade, diferença e deficiência, para desconstruir e deslocar práticas capacitistas estruturadas pela corponormatividade.

Biografía del autor/a

Orleane Oliveira Jambeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica.

Juliana Cristina Salvadori, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestra em Letras - Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Thaís Nascimento Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestra em Letras - Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Citas

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Publicado
2024-08-12