CO-FORMAÇÃO E CO-DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS: A CONVERSA ESTENDIDA E O DIÁRIO DE BORDO COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO E PESQUISA
Abstract
Neste trabalho narra-se a experiência de co-formação e co-docência a partir da atuação docente, por meio da conversa estendida com as pesquisadoras do Grupo de Estudo GEEDICE, materializada no diário de bordo online e no grupo de mensagens [WhatsApp] - para produção, realização e avaliação do projeto de estágio, construído colaborativamente para o Estágio Supervisionado III do Curso de Letras/ Língua Inglesa, da UNEB - Campus IV. Essa experiência se configurou tomando como centralidade o conceito de multiletramentos e sua rasura por meio do conceito, ainda em construção, de microletramentos. Microletramentos, como conceito, parte da perspectiva da filosofia da diferença [e da imanência] de Deleuze (1968/2006), tomando letramentos em perspectiva menor e micro, que emergem como acontecimentos que afetam e impulsionam a interrogar a aula de língua no atravessamento com a acessibilidade, diversidade, diferença e deficiência, para desconstruir e deslocar práticas capacitistas estruturadas pela corponormatividade.
References
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Dispõe sobre o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, altera a Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm Acesso em: 23 de dezembro de 2023.
DELEUZE, Gilles. Não somos pessoas, somos acontecimentos| Aula de Gilles Deleuze. Canal do YouTube: Rodrigo Lucheta, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1CpsFZUBkO8&t=1753s Acesso em abr. 2023
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. [Différence et Répétition], 1968. Traduzido por Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FERRAZ, O.; CUNHA, U. Multiletramentos. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 463-467.
JACOBINA. Currículo Referencial de Jacobina. Diário Oficial do Município de Jacobina. Edição 1.558 | Ano 4 31 de maio de 2022 Página 2 Disponível em: https://www.acessoinformacao.com.br/ba/jacobina/wp-includes/ExternalApps/downloader.php?hurl=aHR0cDovL2RvZW0ub3JnLmJyL2JhL2phY29iaW5hL2FycXVpdm9zL2Rvd25sb2FkLzY0ZWY4NjM3YTBkYTljODc2Nzk5Yzc3NDllYzcwMzBhL0RPRS1iYV9qYWNvYmluYS1lZC4xLjU1OC1hbm8uNC5wZGY%3D Acesso em: 23 de dezembro de 2023
LARROSA, Jorge. Epíça – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D,P&A, logo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença 2003: 211 - 216. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52394/30993 Acesso em out.2023
LOUREIRO,Carlos. A docência como profissão. Porto, Portugal. Asa. 2001.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, s/l, v.47, n.166, p.1106-1133, 2017.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. É possível a conversa como metodologia de pesquisa? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 163-180.
SALVADORI, J. C.; SILVA, A. L. G. da. Docência-formação e professoralidade: a conversa estendida nos giros das rotações por estação. Periferia, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 104–126, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69770. Acesso em: 23 de dezembro de 2023.
SALVADORI, Juliana Cristina. FELIX, J.C; SOUZA, Andrea Leite de; OLIVEIRA, Jessica Lopes de Jesus; NUNES, Maiara Santos; CAMARDELLI, Mariana Vitória Freire; MARTINS, Meila Patrícia da Silva; MENDES, Naiane Rocha; JAMBEIRO, Orleane Oliveira. SANTOS, Soraia Novaes. Práticas de Multiletramentos em Língua Inglesa e Literaturas com base nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem. Projeto de Estágio Supervisionado III, 2023. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1ojlYRBDloFQ1wSyMfYjsq-chbOv97Yu1rx7XXtvXvyg/edit#heading=h.pge49n3gj6r9. Acesso em 17 abr. 2023.
Silva, Mônica. Sampaio., & Sousa, José. Renato. Araujo. 2021. O Ensino de Filosofia em Outros Territórios do Pensamento: Conexões Possíveis. Editora. Disponivel em: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/62610 Acesso em 15 dez.2023
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).