A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA DO BACHAREL DOCENTE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: AS ATIVIDADES DA DOCÊNCIA EM PAUTA
Resumen
O presente artigo apresenta recortes da pesquisa de mestrado, que teve como tema central a Pedagogia Universitária, enfatizando a formação e as atividades a serem desenvolvidas na docência. Nessa pesquisa, buscamos verificar como estavam sendo desenvolvidas as atividades na docência universitária de oito bacharéis docentes em Ciências Contábeis (BDCCs), na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini – Cáceres. Utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de caracterização docente e uma entrevista, complementada por nuvens de palavras geradas pelo software NVivo11. Após a análise dos dados percebemos que a atividade de ensino ganha destaque devido à sua obrigatoriedade, e, a seguir, está a extensão, por ser considerada uma prestação de serviços à comunidade. Já a atividade de pesquisa encontra-se periférica devido aos BDCCs não a considerarem uma possibilidade de contribuição para sua Pedagogia Universitária, não permitindo que visualizem ou discutam a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).