A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA DO BACHAREL DOCENTE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: AS ATIVIDADES DA DOCÊNCIA EM PAUTA
Abstract
O presente artigo apresenta recortes da pesquisa de mestrado, que teve como tema central a Pedagogia Universitária, enfatizando a formação e as atividades a serem desenvolvidas na docência. Nessa pesquisa, buscamos verificar como estavam sendo desenvolvidas as atividades na docência universitária de oito bacharéis docentes em Ciências Contábeis (BDCCs), na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini – Cáceres. Utilizamos a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de caracterização docente e uma entrevista, complementada por nuvens de palavras geradas pelo software NVivo11. Após a análise dos dados percebemos que a atividade de ensino ganha destaque devido à sua obrigatoriedade, e, a seguir, está a extensão, por ser considerada uma prestação de serviços à comunidade. Já a atividade de pesquisa encontra-se periférica devido aos BDCCs não a considerarem uma possibilidade de contribuição para sua Pedagogia Universitária, não permitindo que visualizem ou discutam a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).