EDITORIAL

Resumen

Após mais de 10 anos de implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e em meio a um intenso processo de digitalização e plataformização dos meios de comunicação, este dossiê propõe-se a compreender os ganhos e desafios da transparência pública para o fortalecimento e a sobrevivência da democracia nos tempos atuais.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Farranha, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006).É Professora Associada II da Faculdade de Direito - Universidade de Brasilia - FD/UnB, desenvolvendo atividades na área de Direito e Gestão Pública. É professora do Programa de Pós Graduação em Direito da UnB - PPGD/UnB. É pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública - CEAG. Tem experiência na área de Ciência Política e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Marco Regulatório e Políticas Públicas; Eqüidade e Estudos de Participação; Política, Direito e Internet. Pesquisadora do Instituto Nacional de Democracia Digital - INCT-DD. Foi Diretora de Eventos da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), biênio 2020-2022. Participou como da Comissão de Juristas para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no pais (2021). Em 2022, fez estágio pós doutoral na University of Oklahoma (OU) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no Instituto de Estudos Sociais e Politicos, no Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ações Afirmativas (UERJ/IESP/GEMAA), com o tema Direito de Acesso à Informação e Questão Racial. Em 2023 (de abril a outubro), exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Estudos e Entendimentos em Acesso à Informação, na Controladoria Geral da União (CGU)

Maria Paula Almada, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA) na linha de comunicação e política. Graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela mesma instituição. Realizou estágio-doutoral na School of Public Affairs and Administration, Rutgers University (EUA) sob co-orientação da professora doutora Suzanne Piotrowski. Pesquisadora pós-doc sênior (bolsista CNPq) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Membro dos grupos de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia (UFBA); Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (PUC-Rio) e Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (UFPR) . Realizou estágio de pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho "Governo e Parlamento Digital" da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)

Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Católica de Brasília e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - campus Palmas - disciplinas de empreendedorismo, tecnologia da informação e comunicação e planejamento estratégico em cursos da área de Gestão. Foi Pró-reitora de Extensão do IFTO. Atualmente é Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO e pesquisadora do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) e professora do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFT).

Citas

.
Publicado
2023-12-12