LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE (2012 a 2022)

Resumen

Este artigo consiste na apresentação dos resultados obtidos através da realização do Estado da Arte sobre infância, educação e instituições educativas  na Amazônia Paraense, como parte de uma pesquisa desenvolvida durante doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/UFPa. Através do levantamento, foram analisadas 50 produções científicas dentre teses, dissertações, artigos científicos e publicações em anais da ANPED. Como resultado foi possível notar a grande contribuição que as instituições católicas tiveram na construção do sistema educacional, bem como, nos princípios que orientaram a educação brasileira. Ressalta a forte influência da igreja católica na educação da Amazônia Paraense.

 

Biografía del autor/a

Laura Maria Silva Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutora em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2019-2020), Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado Sanduíche pela Universidade de Évora – Portugal (2000-2002), Mestre em Letras na área de Linguística pela Universidade Federal do Pará (1998), Formação em Psicologia (1986) e Bacharela em Psicologia (1984). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Erica de Sousa Peres, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Educação – PPGED pela Universidade Estadual do Pará, Especialista em Saberes Africanos e Educação Afro-brasileira na Amazônia pela Universidade Federal do Pará, Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará e Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora Ad-4 Seduc e docente da Unama- Ananindeua, Belém, Pará, Brasil.

Citas

ANDRADE, Simei Santos. A infância da Amazônia Marajoara: sentidos e significados das práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas da Vila do Piriá - Curralinho/PA. 2018. 571 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

BALBINO, Antônio Gilberto. A Igreja e a educação no Sul de Minas (1900-1950) o ultraromantanismo e as incursões da modernidade. Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, 2018.

BITENCOURT, Faneide P.F. Escola Doméstica Nossa Senhora da Anunciação: a formação de meninas para servir a deus, a família e ao lar -Ananindeua/ Pa (1949-1971).166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015.

BUECKE, Jane Elisa Otomar. Infâncias e Práticas educativas na Amazônia Seiscentista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, 2019.

CALLOU, Maria Lucirene. Instituição Pia Nossa Senhora das Graças: assistência e educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém (1943-1975). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
CORRÊA, Liliane da Silva França. A infância em processos judiciais em Belém do Pará: da criminalidade aos discursos jurídicos-assistencialistas para a educação do menor desvalido (1890-1930). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

CORREA, Maria José da Silva. Escola Filipa de Vilhêna: o processo de alfabetizar no grêmio literário português (1921-1941). Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

COSTA, Benedito Gonçalves. “A Educação para ser boa deve ser religiosa”: romanização e civilização no projeto educativo do bispo Dom Antônio Macedo Costa para a Amazônia (1861-1890). Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

Costa, Benedito Gonçalves. A Educação de meninas órfãs, desvalidas e pensionistas no asilo de Santo Antônio, no pastorado do bispo D. Antônio Macedo Costa em Belém- Pará (1878-1888). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

COSTA, Eliane Miranda Costa. Educação Escolar na Amazônia Marajoara: história, memória e prática da educação do campo no Mapuá, Breves – PA. In: 39ª Reunião Nacional da ANPEd, 2019, Niteroi. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminence, 2019. p. 1-8.

COSTA, Rafaela Paiva; MORAES, Felipe Tavares de. História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente. In: In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd. Anais [...]. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2017. p. 1-20.

DIAS, João A. P. Educação Colonial na Amazônia: a pedagogia dos jesuítas e a invenção do Sairé.212f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

DUARTE, Raimunda Dias. A ordem de educar meninos na Amazônia Paraense: uma análise discursiva da obra “Compêndio de civilidade cristã” de Dom Macedo Costa. (1880 a 1915). Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém,
2015.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.

FREITAS, Léia Gonçalves de. Políticas de Assistência, Proteção e Educação á infância pobre, abandonada e órfã e as ações da Prelazia do Xingu no município de Altamira – Pará (1970-1979).262f. Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

GUIMARÃES, Jacqueline Tatiana da Silva. Os discursos dos Médicos do estado do Pará nas “teses de doutoramento ou inaugurais” (1929-1954): saúde, assistência e educação na infância pobre.319f. Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

LIMA, Maria do Socorro Pereira. Infância, Educação e Criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da mãe preta e chove nos campos de cachoeira (1897-1920). Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

LOPES, Mario Allan da Silva. Vitrine da República: a educação de crianças no 5ºgrupo escolar “Barão do Rio Branco” em Belém -Pa (1900-1912).120f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

MACIEL, Rogério A. Sistema Radiofônico de Bragança: saberes da prática educativa na educação de jovens e adultos (1960-1970). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

MACIEL, Rogério Andrade. Cultura Material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na Prelazia do Guamá (1957-1980). Tese (Doutorado em Educação).- Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MACIEL, R. A. O rádio cativo nas escolas radiofônicas: um artefato cultural de ensino para os caboclos ‘ingênuos’ na Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961- 1971). Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, p. e116, 2020.

NASCIMENTO, Sebastião Valério Silveira do. A Criança na Fotografia: o retrato da infância na primeira metade do século XX em Belém do Pará (1900 a 1950). Dissertação (Mestrado em Educação). ).- Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

NERY, Vitor Sousa Cunha. Instrução Pública Primária na Província do Pará na década de 1870. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.

NEVES, Luiz Kleber Leite. Memórias, Impressos e Relatos Pessoais: percursos da educação iepeana no Pará (1964-1974).120f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

OLIVEIRA, Camila Vanessa Chagas Peixoto de. Instituto Santa Catarina de Sena: incursões educativas na formação de meninas em Belém do Pará (1903-1960). Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

OLIVEIRA, Michelle Araújo de. Concepções de Infância e Educação nos discursos do periódico a escola: Revista Official de ensino do Pará (1900 a 1905). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

PACHECO, Tatiana do Socorro Corrêa. Infância, crianças e experiências educativas no educandário Eunice Weaver em Belém do Pará (1942-1980). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
PAGANINI, Vera Lúcia Alves Mendes. Formação política e resistência: uma experiência contra-hegemônica na Prelazia de São Félix do Araguaia. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

PIMENTA, Adriene. S.F. Educação de meninas no Orphelinato Paraense (1893 -1910). Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2012.

PINHEIRO, Marinaldo Pantoja. Instruir e Civilizar: educação de crianças no grupo escolar de Igarapé-Mirin, Pará (1904-1943). Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade do Estado do Pará, Belém,.

PINHEIRO, Welington da Costa. O Instituto Orfanológico do Outeiro: assistência, proteção e educação de meninos órfãos e desvalidos em Belém do Pará (1903-1913). Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

PINHEIRO, Wellington da Costa. A infância nas páginas de jornal: discursos (re) produzidos pela imprensa paraense na primeira metade do século XX.150f. Dissertação (Mestrado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

RODELINI, Claudiani Ferreira da Cunha. Grupo escolar Antônio João Ribeiro: cultura escolar primária em Itaporã-MT, uma contribuição para a história das instituições educativas; Dissertação (Mestrado em Educação). - Universidade Federal da Grande Dourados, 2015.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

ROSA, Katia Antonia Ferreira. O lugar da criança na instituição religiosa: uma análise do trabalho desenvolvido pela igreja Batista de Laranjeiras na cidade de Serra-ES. – Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018.

SABINO, Elianne Barreto. Infância Pobre e Educação no juízo de órfão do Pará (1870-1910): acolher, proteger, cuidar e educar “os filhos do estado”.235f. Tese (Doutorado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SABINO. Elianne Barreto. A assistência e a educação de meninas desvalidas no colégio Nossa Senhora do Amparo na Província do Grão-Pará (1860-1889). Dissertação (Mestrado em Educação). - Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SANGENIS, Luiz Fernando Conde; MAINKA, Peter Johann. Presença franciscana e hegemonia jesuítica no campo da História e da História da Educação no período colonial brasileiro: temáticas, fontes e temporalidade em questão. In: 39ª Reunião Nacional da ANPEd, 2019, Niteroi. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2019. p. 1-5.

SANTOS, Ademir Valdir dos; VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, 2019.

SANTOS, Sônia Maria Fernandes dos. Criança, Cinema e Educação: os discursos sobre a infância em produções cinematográficas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Palloma Victória Nunes e; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. Reflexo dos Ideais Republicanos Na Escola Doméstica De Brazópolis (1889-1927). In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd. Anais [...]. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. p. 1-5.

SILVA, Gercina Ferreira da. Instituto Santo Antônio do Prata (1898-1921): missionários capuchinhos e a educação de meninas índias no município de Igarapé-Açu/Pa. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

SILVA, Iviny Cristina Aguiar da. A Educação dos corpos de meninos desvalidos no Instituto Lauro Sodré no Pará republicano (1890-1920). Dissertação (Mestrado em Educação – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

SILVA, Tayana Helena Cunha. Práticas Educativas das congregações filhas de Sant’Ana e irmãs de Santa Dorotéia na formação de mulheres em Belém do Pará (1906-1927).. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; BARBOZA, Marcos Ayres. A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, 2020.

VASCONCELLOS, Flávia Cristina Lages. Ideário educativo católico no ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro: instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.

VIANA, Carmeci dos Reis. Discursos sobre violência contra a criança nas notícias de jornal "folha do norte” em Belém-Pará: perspectiva de educação no início do século XX.124f. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

VEIGA, Georgea Suppo Prado. História da educação do Patronato de Menores São José em Paranaíba-MT (1953-1963). Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
Publicado
2024-11-12