O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: EVOLUÇÃO E POTENCIALIDADES

  • Belmiro Gil Cabrito Universidade de Lisboa
  • Maria Luísa Machado Cerdeira Universidade de Lisboa

Resumo

É um facto incontroverso que a educação, em Portugal, ganhou uma força que não tinha até finais do século passado: desde 1974, diminuiu fortemente a taxa de analfabetismo, aumentaram as taxas de escolaridade e a procura educativa em todos os níveis de ensino, aumentaram as despesas públicas em educação. A mudança de regime político decorrente da Revolução dos Cravos, a Revolução Democrática de 25 de Abril de 1974, que permitiu a passagem de uma ditadura para uma democracia representativa, proporcionou muitas alterações na sociedade portuguesa de que a procura maciça de educação e as políticas de desenvolvimento económico e social são testemunho. Nos últimos 50 anos, muito se tem caminhado no intuito de responder àquela procura de educação e à necessidade de dotar o país de mão de obra altamente qualificada e de se aproximar dos níveis de desenvolvimento dos países mais desenvolvidos da Europa. Todavia, o enorme esforço efetuado ainda não é suficiente para que o país possa contracenar em igualdade de circunstâncias com aqueles países, como alguns indicadores básicos evidenciam. Neste artigo, os autores dão conta da evolução que o sistema de ensino português conheceu nas últimas décadas, particularmente de nível superior, e situam, sempre que possível, Portugal no quadro internacional, relevando algumas das debilidades que o sistema educativo/ensino superior ainda evidencia e algumas das suas potencialidades.

Biografia do Autor

Belmiro Gil Cabrito, Universidade de Lisboa

Professor Associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Político-social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Univ. téc. de Lisboa (1978), graduação em Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1972), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (1993) e doutorado em Política e Sistema Educativo pela Universidade de Lisboa (2000). Atualmente é membro - Unidade de Investigação e de Desenvolvimento em Educação e Formação-UL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Maria Luísa Machado Cerdeira, Universidade de Lisboa

Doutoramento em Ciências da Educação, Políticas de Especialidade e Organização do Sistema Educativo, aprovado com Elogio e Distinção, atribuído por unanimidade pelo júri da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar da Universidade de Lisboa (UL), Instituto de Educação, desde 2010. Instituto de Educação – Universidade de Lisboa.

Publicado
2018-11-23