O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: EVOLUÇÃO E POTENCIALIDADES
Abstract
É um facto incontroverso que a educação, em Portugal, ganhou uma força que não tinha até finais do século passado: desde 1974, diminuiu fortemente a taxa de analfabetismo, aumentaram as taxas de escolaridade e a procura educativa em todos os níveis de ensino, aumentaram as despesas públicas em educação. A mudança de regime político decorrente da Revolução dos Cravos, a Revolução Democrática de 25 de Abril de 1974, que permitiu a passagem de uma ditadura para uma democracia representativa, proporcionou muitas alterações na sociedade portuguesa de que a procura maciça de educação e as políticas de desenvolvimento económico e social são testemunho. Nos últimos 50 anos, muito se tem caminhado no intuito de responder àquela procura de educação e à necessidade de dotar o país de mão de obra altamente qualificada e de se aproximar dos níveis de desenvolvimento dos países mais desenvolvidos da Europa. Todavia, o enorme esforço efetuado ainda não é suficiente para que o país possa contracenar em igualdade de circunstâncias com aqueles países, como alguns indicadores básicos evidenciam. Neste artigo, os autores dão conta da evolução que o sistema de ensino português conheceu nas últimas décadas, particularmente de nível superior, e situam, sempre que possível, Portugal no quadro internacional, relevando algumas das debilidades que o sistema educativo/ensino superior ainda evidencia e algumas das suas potencialidades.
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