UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA EM CONTEXTOS PRISIONAIS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Resumen

Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e se propõe a mapear as produções científicas existentes a respeito da especificidade da docência em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Sistema Prisional. O trabalho mapeou, por meio da plataforma SciELO, artigos que discutissem a temática em destaque; resultando, assim, na construção deste Estado do Conhecimento. Realizou-se a definição de palavras-chaves, baseadas em descritores de pesquisa, cuja busca resultou, após análise de conteúdo, na identificação de 12 artigos, que apontaram eixos de discussão acerca da educação e da docência no contexto prisional. A análise dos resultados permite refletir sobre as fragilidades na implementação da educação nas prisões; os desafios enfrentados pelos professores ao promover espaços que estimulem o diálogo e a autonomia em um ambiente ainda caracterizado pela opressão e violência; além da necessidade de formação continuada de professores. Verifica-se ainda que a educação é concebida como um fator decisivo para ressocialização, embora haja o desafio de superação da dicotomia entre educação e trabalho.

Biografía del autor/a

Cristian Ericksson Colovini, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal Farroupilha). Especialista em Instituições em Análise (UFRGS), em Gestão de Sistemas Prisionais, em Educação em Unidades Prisionais, em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Psicologia (ULBRA). 

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação (UFSM), Mestre em Educação (UFSM/ Universidade de Lisboa), Especialista em Educação Especial (AH/SD), Graduado em Pedagogia (UFSM). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Especialização em Gestão Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT. Coordenador do MAGMA Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Inicial e Continuada de Professores.

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Publicado
2024-09-20