UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A AUTOBIOGRAFIA COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Resumen
Partindo de uma avaliação diagnóstica aplicada a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior da Bahia, elaboramos uma sequência didática seguindo os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sugestão de trabalho para a produção de textos com o gênero autobiografia e o tema transversal identidade. Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão sobre a adolescência, público-alvo a sequência didática, bem como os módulos IV, V e VI de tal sequência didática, assim como uma síntese geral da proposta, de modo a subsidiar o professor de língua portuguesa que se interesse à aplicação da sequência, com as devidas adequações e adaptações à sua turma de interesse. Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da Linguística Textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual e gênero textual, a partir de autores como Antunes (2003; 2005), Costa Val (2005), Prestes (2005) e, por fim, Lejeune (2014), que discorre sobre autobiografia.
Citas
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras. São Paulo: Parábola, 2005.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
DARA, Cleide Barbosa dos Santos. Cleide saiu da Bahia e encontrou seu lugar em Santa Catarina. Museu da Pessoa. Disponível em https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/pessoa/cleide-barbosa-dos-santos-dara-95645.Acesso em 15 dez. de 2020.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PALFREY, John ; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PRESTES, Maria Luci de Mesquista. Leitura e (re)escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. 3. ed.? Porto Alegre: Rêspel, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).