UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A AUTOBIOGRAFIA COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Resumen

Partindo de uma avaliação diagnóstica aplicada a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior da Bahia, elaboramos uma sequência didática seguindo os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sugestão de trabalho para a produção de textos com o gênero autobiografia e o tema transversal identidade. Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão sobre a adolescência, público-alvo a sequência didática, bem como os módulos IV, V e VI de tal sequência didática, assim como uma síntese geral da proposta, de modo a subsidiar o professor de língua portuguesa que se interesse à aplicação da sequência, com as devidas adequações e adaptações à sua turma de interesse. Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da Linguística Textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual e gênero textual, a partir de autores como Antunes (2003; 2005), Costa Val (2005), Prestes (2005) e, por fim, Lejeune (2014), que discorre sobre autobiografia.

Biografía del autor/a

Lídia dos Santos Pereira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Psicóloga Clínica. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Letras. Professor Pleno do Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia, em Santo Antônio de Jesus – BA.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras. São Paulo: Parábola, 2005.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

DARA, Cleide Barbosa dos Santos. Cleide saiu da Bahia e encontrou seu lugar em Santa Catarina. Museu da Pessoa. Disponível em https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/pessoa/cleide-barbosa-dos-santos-dara-95645.Acesso em 15 dez. de 2020.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

PALFREY, John ; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PRESTES, Maria Luci de Mesquista. Leitura e (re)escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. 3. ed.? Porto Alegre: Rêspel, 2005.
Publicado
2024-08-12