UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A AUTOBIOGRAFIA COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Abstract
Partindo de uma avaliação diagnóstica aplicada a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior da Bahia, elaboramos uma sequência didática seguindo os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sugestão de trabalho para a produção de textos com o gênero autobiografia e o tema transversal identidade. Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão sobre a adolescência, público-alvo a sequência didática, bem como os módulos IV, V e VI de tal sequência didática, assim como uma síntese geral da proposta, de modo a subsidiar o professor de língua portuguesa que se interesse à aplicação da sequência, com as devidas adequações e adaptações à sua turma de interesse. Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da Linguística Textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual e gênero textual, a partir de autores como Antunes (2003; 2005), Costa Val (2005), Prestes (2005) e, por fim, Lejeune (2014), que discorre sobre autobiografia.
References
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras. São Paulo: Parábola, 2005.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
DARA, Cleide Barbosa dos Santos. Cleide saiu da Bahia e encontrou seu lugar em Santa Catarina. Museu da Pessoa. Disponível em https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/pessoa/cleide-barbosa-dos-santos-dara-95645.Acesso em 15 dez. de 2020.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PALFREY, John ; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PRESTES, Maria Luci de Mesquista. Leitura e (re)escritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. 3. ed.? Porto Alegre: Rêspel, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).