EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADA: COMPREENDENDO O SUJEITO NA SUA TOTALIDADE
Resumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, onde busca-se evidenciar que a produção de um material baseado no documento norteador da organização didático pedagógico do IFTO, elaborado em uma linguagem acessível aos estudantes, pode contribuir para o conhecimento dos mesmos quanto à perspectiva educacional da instituição como uma forma de envolvê-los no processo de formação integral. A pesquisa é balizada por abordagens teóricas que discutem a educação numa perspectiva integral e humanizadora. Dentre os autores estão: Almeida e Conceição (2002); Borges et al (2021 Chaves et al (2021); Ciavatta (2005); Freire (2002 e 2014); Júnior et al (2021). dentre outros. É um estudo de natureza qualitativa com recursos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental. Está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus de Araguaína -TO.
Citas
ARAÚJO, Amanda Patrícia de; ALVES, Danna Beatriz da Silva; SILVA, Fernanda Santana da; CAVALCANTI, Stephanie de Oliveira; SILVA, Fabiana Maria da. A afetividade nas relações de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. Revistavox Metropolitana - ISSN 2674-8673 - N. 03 - 2020. Disponível em: https://revistavox.metropolitana.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/01_OK.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
BELO, Priscila Alves de Paula ; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; SILVA, Renato Carneiro da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e323880, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.3880. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 12 out. 2023.
BORGES, Ana Paula Nogueira Rocha; SOUZA, Líeton Borges de; SOUZA, Andrey Lopes de. Direito à educação: a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças no espaço escolar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 18326-18338, 2021. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?q=DIREITO+%C3%80+EDUCA%C3%87%C3%83O:+A+IGUALDADE+DE+OPORTUNIDADES+E+O+RESPEITO+%C3%80S+DIFEREN%C3%87AS+NO+ESPA%C3%87O+ESCOLAR&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
CHAVES, Nery Charlon Ribeiro; CHEIRAM, Maryeli Corrêa; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa; ALVES, Marcos Alexandre. Ensino e aprendizagem: educação como encontro inter-humano em Rogers e Morin. Acta Scientiarum. Education, v. 43, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-52012021000100101&script=sci_arttext. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Ano 3, nº 3. UFF, 2005. Disponível em:https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/freire-paulo-pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/view. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 2014
GARCIA, Sandra Regina Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; PIO, Camila Aparecida. ‘Novo’ Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, v. 16, n. 34, p. 23-38, 2022. Disponível em:https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1469. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONTIJO, José Romero Machado; FAGIANI, Cílson César; PREVITALI, Fabiane Santana. Desafios para uma formação e desenvolvimento profissional docente que possibilite uma educação de qualidade e humanizada. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e4911729378-e4911729378, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29378/25612. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFTO. Aprovado pela Resolução nº 38/2013/CONSUP/IFTO, de 20 de agosto de 2013; alterado pela Resolução ad referendum nº 7/2015/CONSUP/IFTO, de 23 de abril de 2015, convalidada pela Resolução nº 23/2015/CONSUP/IFTO, de 25 de junho de 2015. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/regulamentos/cursos-tecnicos/regulamento-odp-cursos-medio-tecnico-presenciais-ifto-2edicao.pdf. Acesso em: 13 de
julho de 2023.
JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências - 2. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias. Acesso em: 14 de julho de 2023.
JÚNIOR, João Fernando Costa; ARCANJO, Cláudio Firmino; MENEZES, Narjara Lelis Bastos de; MORAES, Leonardo Silva; SANTOS, Kelly Taveira dos; REINOSO, Luiz Fernando; MACHADO, Bruno Almeida Barreto; SANTOS, Jadielson de Sousa. Ética e diálogo na construção de uma educação humanizadora. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, 2023. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/99. Acesso em 12 de outubro de 2023.
NETO, Antônio RODRIGUES; NOZU, Washington Cesar Shoiti; ROCHA, Ana Cláudia dos Santos. Direito à educação cidadã: reflexões sobre o Programa Escola Sem Partido. Educação em Revista, v. 20, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9374/5944. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
NOGUEIRA, Henry Antônio Silva; AGUIAR, Rucelino de Sousa; GISI, Maria Lourdes. A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a redução da desigualdade educacional no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. e023029-e023029, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18005. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
RODRIGUES, Moacir Carlos Nunes. A importância da afetividade na aprendizagem escolar na relação aluno-professor. 2019. Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/12060. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
SILVA, Maria Paula Borges et al. Uma proposta de participação mais humanizada da família no processo de ensino-aprendizagem. Revista Projetos Extensionistas, v. 1, n. 1, p. 308-313, 2021. Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/RPE/article/view/375. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
XAVIER, Flavia Pereira; DE OLIVEIRA, Valéria Cristina. Aprendizado, expectativas docentes e relação professor-aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 76-103, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0103-68312020000100076&script=sci_arttext. Acesso em: 12 de outubro de 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).